quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BELEZA: Mitos e verdades sobre cabelo


Faz mal lavar os cabelos todos os dias? Cortar as pontas faz o fio crescer rapidamente? A lua exerce influência no penteado? São tantos os mitos criados sobre manter os cabelos saudáveis, que é comum ficar na dúvida sobre o que é verdade. A higienização dos fios diária é necessária, ao contrário do que se pensa. Ainda mais em um país tropical como o Brasil. O cabeleireiro da Visual Hair Design, Rodrigo Alves, é categórico ao responder sobre os banhos. De acordo com o especialista, lavar os cabelos todos os dias não aumenta a queda, além de trazer conforto e evitar constrangimentos. 

Existem diversos crendices populares. Associamos os cabelos brancos com o envelhecimento, mas não é preciso acreditar na história de que arrancar um fio sem cor, faz nascer dois. O mesmo vale para o mito de cortar as pontas, que ao contrário do que dizem, não acelera o crescimento dos fios, apenas os deixam com aspecto mais saudável. 

- Ainda assim, existem mitos que são verídicos. É o caso do uso excessivo da chapinha e secador, que podem, de fato, prejudicar os cabelos. A aplicação indiscriminada sem a devida proteção podem causar danos sérios ao fio. O excesso nunca é bem vindo. Atualmente existem protetores térmicos tecnologicamente desenvolvidos para cada tipo de cabelo - analisa o cabeleireiro da Visual Hair Design, Rodrigo Alves. 

Ainda cabe salientar que aplicar cremes hidratantes por várias horas não melhoram o aspecto dos fios. Pelo contrário, eles apenas acumularão resíduos. Estes produtos são desenvolvidos para ter um determinado tempo de ação, e no caso de máscaras para reconstrução, ainda podem causar enrijecimento, graças ao excesso de proteína. Por fim, as mulheres devem estar cientes que não existe nenhuma comprovação científica sobre a influência dos estados da lua no crescimento e saúde dos cabelos. Porém, não é necessário deixar de ter fé. Afinal, acreditar faz parte de ser humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui