segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CULTURA: O espetáculo Metaphisica Sinfonia Coral apresenta a obra de Antonio Meneghetti em concerto

Orquestra Sinfônica e coral de 100 vozes, com regência de Antônio Carlos Borges Cunha, executam a obra do maestro no Rio Grande do Sul

Um verdadeiro paraíso encravado no interior do Rio Grande do Sul, o Recanto Maestro, irá sediar um grande evento de difusão da música erudita e formação de público no dia 28 de dezembro de 2013. Trata-se do Concerto Metaphisica Sinfonia Coral, onde uma orquestra sinfônica especialmente formada para este projeto irá executar a obra do compositor italiano Antonio Meneghetti. O concerto será regido por Antonio Carlos Borges-Cunha, e Vagner Cunha assina a orquestração das obras. Entre os solistas está Carla Maffioletti, brasileira radicada na Holanda com carreira brilhante. Flávio Leite (tenor), Daniel Germano (barítono), Cintia de los Santos (soprano) e Angela Diehl (mezzo-soprano) completam o time de solistas. Um coro de cem vozes, formado pelos cantores do Coral Presto e do Coral da UFRGS, foi acrescido à formação da orquestra, que tem como base a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em formação sinfônica, e músicos especialmente convidados. O Recanto Maestro fica na localidade de São João do Polêsine, distante 30 quilômetros de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O maestro Antônio Meneghetti (1936-2013) é reconhecido como um dos grandes nomes da música erudita contemporânea, com inserções no campo da pintura, design, arquitetura e música. Este concerto reúne, pela primeira vez, as composições interpretadas por Meneghetti ao piano em 1979, em programa transmitido pela rede de TV italiana RAI. Na ocasião, o concerto intitulado Metaphisica originou um álbum homônimo. Passados mais de 30 anos, estas obras ganham os arranjos de Vagner Cunha para orquestra e coral que serão apresentados no dia 28 de dezembro, em evento aberto à comunidade. Esta iniciativa terá desdobramentos em uma turnê em 2014 no formato de Camerata, onde os músicos seguirão difundindo a obra deste grande artista nas principais cidades brasileiras. 

A obra musical de Meneghetti caracteriza-se por um discurso artístico novo, a origem do movimento OntoArte, criado e difundido por ele ao redor do mundo. Philip Hesketh, diretor da West London Simphony Orchestra, que interpretou a obra do compositor em 1998, aponta que Meneghetti é mestre em novos horizontes musicais. Com formação clássica em piano e canto, o artista procura um diálogo com o metafísico da existência humana.

Com apoio do Ministério da Cultura, o espetáculo Metaphisica Sinfonia Coral é composto por um conjunto de composições capaz de surpreender o público, seja por sua riqueza de movimentos, seja pela diversidade de cenários musicais oferecidos. Sobre o nome do concerto, Meneghetti afirmou que “trata-se de uma música de cultura superior, que parte das emoções humanas para atingir as emoções universais da vida”.

O local em que será realizado o concerto, o distrito Recanto Maestro, sedia hoje as entidades promotoras desse evento, ambas fundadas no Brasil pelo maestro: a Associação OntoArte e a Fundação Antonio Meneghetti. Foi neste local de natureza rica e envolvente que o artista realizou a maior parte de seus concertos no Brasil e por esse motivo abriga agora este concerto de difusão de sua obra. No local funcionam projetos de responsabilidade social oferecidos gratuitamente aos jovens da região – composta por nove cidades caracterizadas pela imigração italiana. Os projetos Amigos do Violão, Flauta e Orquestra de Violões de consolidaram e hoje atendem um público de 200 jovens da primeira infância, infância e adolescência, todos vindos da rede pública de ensino.

O teatro da Antonio Meneghetti Faculdade, que funciona no complexo, será palco deste evento, que tem patrocínio do Grupo Meta e Calçados Beira-Rio. A produção é da Bell´Anima Produções Artísticas.

Metaphisica Sinfonia Coral
28 de dezembro, a partir das 18h30min
Recanto Maestro – São João Polêsine - Rio Grande do Sul
Entrada franca

Reserva de convites:
marketing@recantomaestro.com.br
contato@fundacaoantoniomeneghetti.org.br
(55) 9635.3752 e 9641.0942

Patrocínio: Grupo Meta e Calçados Beira-Rio
Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui