quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EMPRESAS: Qualificação é a aposta para 2014 de empresas de consultoria em engenharia e arquitetura no RS


Diretoria eleita para 2014 quer investir em treinamentos e qualificação de profissionais para evitar perda de negócios na disputa com profissionais e empresas de outros estados brasileiros

A falta de qualificação profissional e a dificuldade para execução de cursos específicos na área de engenharia e arquitetura são considerados um dos obstáculos ao crescimento de empresas gaúchas no ramo de consultoria em arquitetura e engenharia. A análise do vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco - RS), Rosmar Resende dos Santos, é de que é fundamental fortalecer e unir o setor.

- Queremos montar um programa de treinamento específico para área de petróleo e gás para gerenciamento de projetos. Além disso, é necessário investir na área de desenvolvimento de tecnologias avançadas para trabalhos em engenharia nos sistemas 3D. Atualmente existem diversos programas que trazem inovação, mas no RS é difícil para os funcionários das empresas terem acesso a isso - explicou.

A intenção do nova diretoria do Sinaenco-RS, empossada em meados de dezembro passado, é promover esses cursos no Rio Grande do Sul oportunizando a qualificação para o setor.

- O fato de não ter pessoal treinado em áreas específicas obriga empresas a buscarem mão de obra de outros estados. Isso cria um cenário ruim para as empresas do RS que são obrigadas a contratar temporariamente - completou.

Uma avaliação que é feita no setor é que o RS possui bons profissionais, mas poucas empresas estruturadas. Em função disso, acabam perdendo em competitividade para grandes escritórios de outros estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui