segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TURISMO: Turistas com hábitos de consumo parecidos com os dos gaúchos virão para a Copa do Mundo

Visitantes com hábitos semelhantes aos locais, como os argentinos, são vistos com otimismo pelo comércio gaúcho

O comércio gaúcho tem mais motivos para comemorar com as seleções sorteadas para jogar em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014. De forma geral, os países que virão a Porto Alegre serão um excelente atrativo para o turismo e comércio do Rio Grande do Sul. Torcedores da Argentina serão os mais numerosos na capital gaúcha, pela proximidade e pela paixão pelo futebol, tão intensa como a brasileira. Isso pode significar milhares de turistas, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.

- Acreditamos que o número de visitantes argentinos pode chegar a cerca de 40 mil, especialmente chegando pela via rodoviária, dispostos a torcer pela sua seleção e consumir - ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A temporada de veraneio no Rio Grande do Sul será um termômetro para avaliar o potencial de consumo dos argentinos.

- Em princípio, o país está em crise e sua moeda está extremamente desvalorizada, o que fará com que predominem compras de baixo custo. A oportunidade de vendas estará concentrada para os supermercados, restaurantes de baixo custo e bares noturnos - destaca o presidente da FCDL-RS.

Um fator que facilita as vendas para o púbico argentino é que alguns de seus principais hábitos de consumo são muito similares aos gaúchos: a erva-mate e a carne bovina fazem parte do dia-a-dia do país vizinho.

A Austrália, apesar de muito distante, também tem hábitos semelhantes aos dos moradores do Rio Grande do Sul. Os australianos consomem muita carne, especialmente bovina e de ovelha, e também muita cerveja. O maior país da Oceania concentra sua população, de elevado poder aquisitivo, nas regiões litorâneas.

- Isso fará com que maior potencial de consumo seja a moda praia e artigos para esportes marítimos, como o surf. A tendência é que o turismo de australianos fique limitado a poucos milhares de visitantes, já que o futebol não é dos esportes mais populares naquele continente - explica o presidente da entidade varejista.

As seleções europeias, França e Holanda, deverão enviar ao Rio Grande do Sul pelo menos oito mil visitantes somados. Além de alimentação e hotelaria de ticket mais elevado, esse grupo de turistas tenderá a consumir mais artigos de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal. O turismo cultural também deverá ser bastante requisitado por esses torcedores.

Argélia e Nigéria estão estreitamente ligadas à cultura árabe e tem a tradição de forte religiosidade. Os negócios que conseguirem aliar essa questão ao lazer associado à Copa do Mundo terão boas oportunidades, especialmente na hotelaria e alimentação.

- Com esses visitantes, os comerciantes precisam estar atentos às diferenças culturais. É importante, por exemplo, não colocar produtos suínos, que eles não consomem, próximos a outras carnes e lembrar que bebidas alcoólicas são proibidas para a maioria dos islâmicos - conclui Vitor.

A única seleção que não foi positiva no sorteio das chaves da Copa do Mundo é a seleção de Honduras. Na avaliação da entidade, este país não deve somar um contingente de turistas relevante para Porto Alegre.

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