quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CULTURA: Exposição "Meu Olhar"

Mostra fotográfica de Elvira Tomazoni Fortuna estreia na UA POA 
A Urban Arts Porto Alegre apresenta, a partir do dia 25 de setembro, a exposição “Meu Olhar”, de Elvira Tomazoni Fortuna. A mostra apresenta o registro de detalhes, nem sempre percebidos por visitantes e moradores, de lugares e paisagens de cidades como Nova York, Porto Alegre, Punta del Este e praias brasileiras. 

Com o avanço tecnológico, a exposição de Elvira nasceu das curtidas e comentários de fotos postadas nas redes sociais. O diferencial está na imagem digital que se torna presencial, “saindo” das telas dos computadores e celulares para se tornarem palpáveis. 

As imagens remetem a lugares e paisagens, que trazem lembranças a quem já esteve lá. Nas fotografias impressas em canvas e papel metalizado, os temas podem ser facilmente identificados pelo espectador. Alguns registros trazem o “olhar” de Elvira no reflexo, uma característica do seu trabalho. 

A mostra fotográfica se divide em três temas distintos: 

MEU OLHAR NYC - Fotografias do Central Park, skyline de Manhattan, arquitetura e algumas peculiaridades que são tão presentes e não percebidas durante a correria da Big Apple. Não são fotos turísticas, mas imagens que podem ser identificadas por um turista. 

MEU OLHAR POA - Imagens da capital gaúcha através da água e do ar. Muitos reflexos apresentam uma paisagem local que é muito conhecida, mas nem sempre apreciada ou registrada.  

MEU OLHAR PRAIA – Torres, Santa Catarina, Punta del Este, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha - certamente muitas lembranças agradáveis. 

Elvira Tomazoni Fortuna é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e pós-graduada em Gestão Cultural pela Universidade de Girona. Iniciou seu trabalho com cultura em Nova York, ao lado de Nelson Motta e Maria Duha, de 1996 a 2000. Atua na área das artes visuais, como coordenadora de comunicação da Fundação Iberê Camargo. Ampliou seu conhecimento técnico fotográfico durante a faculdade, chegando a montar um laboratório de experimentações fotográficas em preto e branco. Também participou de alguns cursos de fotografia nos anos 80, época dos equipamentos ainda analógicos. 



SOBRE A UA POA:   
Desde março de 2013 em operação na capital gaúcha, a Urban Arts Porto Alegre se tornou uma referência no mundo da arte digital e ilustração na cidade. Além de comercializar trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento nacionais e internacionais, a UA POA promove mensalmente exposições de artistas locais. Já passaram pela galeria artistas como Pirecco, Beto 70, Gus Bozzetti, Raul Krebs, Carol W, Clarissa Motta Nunes, Theo Felizzola, Duda Lanna, Henry Lichtmann, Gustavo Corrêa, Roberto Pujol, Pablo Etchepare, Jackson Brum e também os coletivos Barraco Estúdio/Galeria Mascate, Musgo Design, Acervo Independente, Vó Zuzu Atelier, Estúdio Hybrido, Azul Anil Espaço de Arte, Paxart e Núcleo Urbanóide.   



SERVIÇO
“Meu Olhar”  de Elvira Tomazoni Fortuna
De 25 de setembro a 16 de outubro, de segunda à sexta das 10h às 19h, e sábados das 11h às 18h, na Urban Arts Porto Alegre (Rua Quintino Bocaiúva, 715 – Moinhos de Vento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui