segunda-feira, 6 de abril de 2015

CULTURA: Projeto Kombina lança coleção “Livros Únicos”



Será lançado na terça-feira, 07 de abril, a coleção Livros Únicos. Idealizado pelo Kombina, projeto itinerante de arte integrada comandado por Chris Dias, a coleção Livros Únicos reúne escritores que se disponibilizaram a preencher as páginas em branco de um bloco com lindas histórias e ilustrações. A curadora da exposição, Marô Barbieri, afirma que a ideia é elevar o livro ao patamar de obra de arte.  

Cintia Moscovich, Luiz Paulo Faccioli, Ricardo Silvestrin, Christina Dias, Valesca de Assis, Marô Barbieri, Airton Ortiz, Jane Tutikian, Dilan Camargo, Carlos Urbim, entre outros, são os autores que estão participando da coleção. A partir das 18h, a Kombi do Kombina estará estacionada em frente ao Café do Duque (Rua Duque de Caxias, 1354), e é em volta dela que o lançamento da coleção, com a presença dos escritores, acontecerá. Também há uma série de atividades lúdicas programadas para acontecer simultâneo ao lançamento das obras. 

Os livros estarão circulando entre o público presente. O único que estará exposto em uma espécie de vitrine e reproduzido em painéis será o de Carlos Urbim, jornalista e escritor falecido em fevereiro. Avô Aprendiz, escrito e ricamente ilustrado com diferentes técnicas, foi o seu último trabalho. Monitores estarão coordenando atividades interativas que remetem ao processo criativo de Urbim. 

Os demais livros vão passear pelas mãos do público, que poderão manusear as obras com luvas carimbadas da coleção Livros Únicos. A coleção particular de luvas de Alice Urbim, esposa de Carlos, também estará exposta. Outra atração que estará no local e aberta à visitação é a Kombi Karlos, que funciona como um museu itinerante em homenagem ao escritor morto. O veículo é grafitado com imagens do universo criativo do Urbim e equipado com livros escritos por ele. Nessa ocasião também será apresentado o projeto de curtas-metragens dentro da Kombi Karlos. 

Valesca de Assis é autora do livro chamado Caixinha de Surpresas. A escritora chamou os dois netos, Antônio e Valentim, para ilustrá-lo. Marô Barbieri vai lançar Pedaço Solto – poemas sem pé, com alguma cabeça. Ricardo Silvestrin escreveu Adversos, um livro de epitáfios onde mostra para os leitores a sua letra, já que a obra foi escrita à mão. Christina Dias, idealizadora do Kombina e da Kombi Karlos, fez mais uma homenagem ao amigo Urbim com a obra O Colecionista, que ilustrou com lindos desenhos feitos com aquarela. Luiz Paulo Faccioli e Cintia Moscovich escreveram Família e AR, respectivamente. 

O QUÊ: lançamento da coleção Livros Únicos, com a participação dos escritores Cintia Moscovich, Luiz Paulo Faccioli, Ricardo Silvestrin, Christina Dias, Valesca de Assis, Marô Barbieri, Airton Ortiz, Jane Tutikian, Dilan Camargo, entre outros. A Kombina e a Kombi Karlos também estarão no local. 
QUANDO: terça-feira, 07 de abril, das 18h às 20h. 
ONDE: na frente do Café do Duque (Rua Duque de Caxias, 1354). 
QUANTO: entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui