quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

CULTURA: Mostra Fotográfica - Ombak Indonésia



Exposição com ação beneficente acontece no dia 15 de dezembro, no Floresta Studio+Oficina 

Desde a década de 60, de abril a outubro, surfistas do mundo inteiro se dirigem a Indonésia, quando as ondulações vindas do hemisfério sul atingem a região com constância e intensidade. Ombak significa “onda” em Bahasa Indonésia, língua oficial do país asiático. No dia 15 de dezembro, o Floresta Studio+Oficina recebe a exposição fotográfica “Ombak Indonésia” – que apresenta 25 imagens que retratam as ondas, o surfe e a cultura do arquipélago indonesiano. A mostra reúne o trabalho dos fotógrafos Christian Jung, Felipe Oliveira, Harleyson de Almeida, Marcelo Falavigna e Pedro Felizardo.

A exposição acontece em um espaço que é um dos pioneiros do processo de revitalização do bairro Floresta, no quarto distrito de Porto Alegre, congregando arquitetura, surfe, skate, marcenaria, música, comunicação, design e arte. O evento também contará com o sorteio de vários prêmios e uma foto de cada fotógrafo, ligados à realização de uma rifa criada pelos expositores, que beneficiará a ONG Renascer da Esperança. O projeto cuida de mais de trezentas crianças, na Restinga, zona sul da capital gaúcha.

Os prêmios são doados por diversas marcas apoiadoras. Entre elas, Rip Curl, Art in Surf, Kitesul, Surfari, Point da Neve, Vinícola Laurentia, Casa Rio Branco, Yerbah, Santa Cruz, Surfari, Solto, Mentawai Dreams e Ogro Surfboards.



Sobre os expositores

Christian Jung - Fotógrafo profissional e professor. Trabalha com fotografia publicitária e editorial, produzindo imagens de produtos, moda, esportes e arquitetura. Desenvolve trabalho autoral ligado à fotografia analógica em branco e preto e também séries de fotos da natureza dos lugares que visita. Esteve na Indonésia pela primeira vez em 2015 e pretende voltar sempre que possível, tanto para fotografar quanto para surfar.

Felipe de Oliveira - Apaixonado pelo surf e fotógrafo profissional desde 1997. Está presente durante a temporada de surf na Indonésia, na busca das melhores ondas e imagens que as ilhas oferecem desde 2006. Atualmente, guia viagens de surf em um de seus barcos pelo arquipélago de Mentawai, na Sumatra.

Harleyson de Almeida - Fotografa desde 1993. Começou fotografando skate, na cidade natal, Esteio. Em 2005, se profissionalizou na fotografia, mudou-se para Torres, onde reside, retratando o surf e tudo que está relacionado assunto. Além de inúmeros trabalhos e projetos ligados ao jornalismo e à mídia esportiva no Brasil, há cinco anos, Harleyson vem fotografando o surfe e projetos autorais nas ilhas da Indonésia, como o arquipélago das Mentawai, Nias, Telos, Lombok, Sumatra Ocidental e Bali.

Marcelo Falavigna - Videomaker e fotógrafo, ele considera a Indonésia o melhor destino de surfe no mundo. “Um estúdio a céu aberto”. O surf e a fotografia são o seu estilo de vida e o que mais lhe dá prazer. Já realizou mais de 15 viagens para o país asiático e, sempre que surge a oportunidade de algum novo projeto, volta para esta parte do planeta na busca da felicidade.

Pedro Felizardo - Surfista desde 1988, fotógrafo desde 1997. Pedro conheceu a Indonésia no ano de 2002, estabelecendo uma profunda relação entre o lugar e seu trabalho. A partir de 2000, realizou diversos trabalhos de freelancer para revistas de surfe nacionais e internacionais, tendo destaque como o principal colaborador da revista Fluir, durante muitos anos, na região da Austrália. Depois de viver por 11 anos na Austrália, se mudou para Bali, na Indonésia, onde vive há 4 anos, e realiza diversas projetos pessoais e comerciais ligados à ondas, praias e ao surfe.


Mostra Fotográfica Ombak Indonésia
Data: 15 de dezembro, às 20h
Local: Floresta Studio + Oficina – (Rua Álvaro Chaves, 289 - Floresta)
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui