sábado, 22 de novembro de 2008

GENTE: Carol Cozzatti doa acervo cinematográfico com 5 mil obras

Por Lia Luz
Uma volumosa coleção de obras sobre cinema antes restrita a poucos deverá estar à disposição de todo o público gaúcho a partir da metade do primeiro semestre de 2009. A Biblioteca da Unisinos recebeu como doação o acervo particular de Luiz César Cozzatti, médico psiquiatra e crítico de cinema, falecido, aos 55 anos, em fevereiro de 2006. Apaixonado pela arte, Cozzatti foi um dos grandes colaboradores e membro, por muitos anos, da Comissão de Seleção do Festival de Cinema de Gramado. Em sua 34ª edição, recebeu uma homenagem póstuma. Também integrou o Clube de Cinema de Porto Alegre, colaborou com várias outras iniciativas na área de cinema e, como crítico, assinou textos em inúmeros jornais e publicações voltadas à área no Rio Grande do Sul, principalmente, no Jornal Zero Hora.Agora, através da ação de sua filha, Carolina Cozzatti, aproximadamente 5 mil obras farão parte do acervo da Unisinos e deverão estar à disposição dos usuários para consulta a partir de abril de 2009.
“Apesar de ser uma maravilhosa ‘herança’, seria muito egoísmo ficar com todos os livros só pra mim. Resolvi ficar com os de literatura e doar os de cinema”, revela. “Minha intenção é que a maior quantidade de pessoas que amam cinema tenham acesso ao que era, sem dúvida, uma das maiores paixões do meu pai”, complementa ela, que escolheu a Unisinos em razão de a universidade ser privada, o que significaria um maior zelo pelo material, por ter um curso na área, o de Realização Audiovisual, e uma biblioteca considerada referência. Todos os itens já passaram pela desinfestação e, em breve, começarão a ser catalogados e etiquetados, processo que deverá durar cerca de seis meses. Como a coleção ficará agrupada, não sendo desmembrada, somente após a conclusão de toda essa etapa é que o acervo será disponibilizado. “Em razão de o material ser considerado muito valioso, com títulos de difícil reposição, as obras só poderão ser consultadas no local, não podendo ser retiradas”, explicou Luciana Curra, gerente administrativa da Biblioteca.No acervo, estão recortes de jornais com todas as críticas de Cozzatti já publicadas. Essa será a primeira coleção particular da Biblioteca Unisinos.
“Teus livros estão em boas mãos”

O texto abaixo foi escrito por Voltaire Danckwardt, coordenador do curso de Realização Audiovisual da Unisinos:

A Universidade recebeu a incumbência, da filha de Luiz César Cozzati, de ser a fiel depositária da biblioteca do crítico, falecido em 2006. Quando recebemos a notícia, que muito nos honrou, sequer imaginávamos o que continha esse acervo. Fui conferir, a convite das responsáveis pela Biblioteca da Unisinos, o conteúdo da doação. Tal convite demorou alguns dias devido aos processos de preservação, desinfecção e organização dos livros. Quando entrei na sala cercada de todos os cuidados com temperatura e umidade, e vi milhares de livros e periódicos, perguntei onde estava o acervo do Cozzati: “É tudo isso”, me disse a bibliotecária. Mais de 1,8 mil livros e 3,5 mil periódicos. Todos, sem exceção, de cinema. Todos muito bem conservados. Todos aqueles livros que eu havia lido, todos os que eu sabia que existia e, a imensa maioria, todos aqueles que eu nunca tinha ouvido falar. Me senti frente a um tesouro. Como um arqueólogo que descobre, em uma caverna, preservadas pelo tempo, pinturas rupestres, vasculhei as prateleiras. Algum tempo depois, a bibliotecária, gentilmente me disse: “Professor, desculpe, mas temos que sair, já é tarde”. Não vi o tempo passar. Ficaria, se pudesse, horas ali. É este o acervo do Cozzati. De valor incalculável para quem gosta de livros, para quem estuda cinema e para quem gosta de cinema. E, como se não bastasse, as críticas de cinema que ele, ao longo de sua carreira nos contemplou, cuidadosamente recortadas e organizadas. Material precioso para pesquisa.Pois é, Cozzati, teus livros estão em boas mãos, disponíveis e bem cuidados, como certamente desejavas. Nossos alunos vão beber nessa fonte, todos nós que sentimos tua falta vamos ler teus livros e críticas e vamos discutir, ainda muito, sobre cinema.

COMENTÁRIO ESPECIAL
Leia o que Carolina Cozzatti disse, após ler a matéria:

Gente do céu! Vocês não tem a noção do tamanho da minha felicidade.Quando eu já tinha desistido de fazer tudo que eu tinha sonhado pros livros dele e, na pressa, com medo de que nas caixas o material se deteriorasse, achei que seria apenas uma doação, embora no meu íntimo tudo que eu havia planejado tinha morrido.Quando li e vi a matéria, quase morri chorando. Muita emoção. Era tudo que eu queria como última homenagem ao meu pai querido. A doação foi minha, mas vcs que se "doaram" pra mim e por ele. Que máximo!Sem palavras!

Um comentário:

  1. Maravilhosa tu ação Carolina, com certeza ele deve ter te aplaudido lá do céu!
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir

Comente aqui