terça-feira, 31 de março de 2009

LIVRO: Chico Buarque lança o romance "Leite Derramado"

O novo romance do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, "Leite Derramado»", já está em todas as livrarias e, além de remontar ao Brasil Republicano, reflete sobre a solidão, tema recorrente na sua literatura.
Com 200 páginas, "Leite Derramado" é o quarto livro de Chico Buarque de Holanda. O romance, lançado pela Companhia das Letras, é narrado na primeira pessoa por Eulálio Montenegro d`Assumpção, um velho solitário preso a uma cama de hospital, e desenrola-se a partir de suas memórias.
O crítico literário José Castello destaca que "Leite Derramado é o mais hábil e inspirado romance que Buarque já escreveu" e desfaz o mito de o autor ainda seja "um aventureiro" na literatura. Para Castello, a obra é "um dos mais importantes romances lançados no país nesta primeira década do século XXI" que integra o grupo dos grandes narradores brasileiros contemporâneos.
Já o poeta e ensaísta brasileiro Francisco Bosco destaca a emergência no texto de questões raciais, preconceitos culturais e de classe. "É o racismo à brasileira, forjado nas zonas de penetração entre a casa-grande e a senzala". A temática da solidão perpassa todas as obras de Chico Buarque, desde "Estorvo" (1991), que descreve um homem perseguido por um desconhecido, "Benjamin" (1995) ao retratar a vida de um homem que envelhece e se sente preso à sua solidão, e "Budapeste" (2004) que conta a estória de um ghost-writer aprisionado numa identidade alheia. Chico Buarque foi homenageado com o Prémio Jabuti de melhor romance e melhor livro, o mais tradicional e importante prémio literário do Brasil, pelas obras Estorvo e Budapeste. O seu último livro lançado será adaptado para o cinema. O filme é dirigido por Walter Carvalho e co-prodizido no Brasil, na Hungria e em Portugal. A estreia está prevista para 22 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui