A mesa redonda, promovida pela Melissa durante o Fashion Rio, sobre as relações entre o design, a moda e as instituições gerou um bom debate sobre a relação das academias com o mercado. O evento, promovido pela Grendene dentro do projeto Melissa AcademY, teve a mediação da jornalista Erika Palomino e a participação de nomes como Edson Matsuo, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produto da Grendene, Bertrand Marechal, diretor da Escola Superior de Arte e Design de Genebra, e Paulo Borges, diretor criativo do Fashion Rio e SPFW, além dos representantes das escolas de design brasileiras participantes, Paula Visioná, da Unisinos, Fabiana Luna, do SENAI-CETIQT, e Rodolfo Capeto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para Matsuo, mais importante do que discutir o sapato é discutir a questão da mobilidade. “Antes de tudo, o sapato permite o movimento, por isso deve ser visto dentro da perspectiva da mobilidade”, salientou. A questão da colaboração, presente na maneira como a Melissa conduz e lança seus modelos, foi o foco deste passo ao encontro das universidades. “O diálogo das empresas com as academias é muito importante, porque o conhecimento que produzimos também é feito para o mercado. Quando este diálogo acontece, os resultados superam expectativas”, pontuou Visoná. A Unisinos, através da Escola de Design, foi a universidade do sul do Brasil escolhida para participar do projeto Melissa Academy, uma parceria da marca do grupo Grendene para estimular o debate sobre mobilidade, tendências de consumo e usos do plástico. A primeira edição foi com a Head Gèneve e os resultados estão sendo apresentados no espaço da Melissa no evento de moda. Julie Simon inovou colocando um patinho de borracha no salto de seu modelo, Morgane Ribeyrolles desenvolveu um modelo customizável, que pode ganhar volume e mudar de proporções de acordo com a vontade (e a criatividade) de quem o veste. Os resultados da parceria com as escolas de design brasileiras também serão prototipados pela empresa e o público os conhecerá na edição de junho deste ano no Fashion Rio. Os modelos farão parte dos lançamentos Primavera/Verão 2012 e estarão a venda na loja online da marca e na Galeria Melissa, em São Paulo.
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