quarta-feira, 16 de maio de 2012

CULTURA: Cenas do cotidiano urbano


Em sua mostra que inaugura no dia 16 de maio, a Gravura Galeria destaca o trabalho da artista plástica Marília Chartune Teixeira.  Denominada Cenas Urbanas, a exposição é composta de pinturas em acrílico e óleo sobre tela, em diferentes formatos, que retratam o dia-a-dia de cidades, transmitindo a atmosfera das ruas, a luz e o movimento das pessoas.

As cenas, reais ou imaginárias, são esboçadas sem o compromisso com o desenho arquitetônico. Algumas se baseiam em cidades como Santa Maria e Porto Alegre, enquanto outras remetem a lugares comuns à maioria das grandes metrópoles, como bares, cafés e mercados de flores.
Alternando situações de sol e chuva, as pinturas impressionistas têm cores alegres, aguadas e muita transparência. Além disso, o envolvimento com as linhas suaves contrasta com a informalidade das manchas resultantes da experiência com a aquarela.

Natural de Tocantins (MG), Marília Chartune Teixeira está radicada há muitos anos no município gaúcho de Santa Maria, onde mantém ateliê próprio e é vice-presidente da Associação dos Artistas Plásticos, entidade que já liderou em três gestões. Ela é bacharel em Artes Plásticas, Pintura e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez especialização em História da Arte pela Escoela de Turismo de Baleares, em Palma de Mallorca, na Espanha.

Em atividade desde 1979, Marília realizou centenas de exposições individuais e coletivas em galerias, museus e espaços culturais por todo o Brasil e exterior, além de participar de Bienais Latino-Americanas. Atualmente, também divulga a História da Arte através de palestras e workshops para profissionais liberais, estudantes e outros artistas, em mostras, feiras, congressos e instituições.

A exposição Cenas Urbanas na Gravura Galeria tem coquetel de abertura no dia 16 de maio, quarta-feira, das 20h às 22h, e ficará em cartaz até 16 de junho.

Exposição Cenas Urbanas - Marília Chartune Teixeira
Local: Gravura Galeria de Arte - Rua Corte Real, 647 – bairro Petrópolis
Abertura: 16 de maio de 2012, quarta-feira, às 20h
Visitação: até 16 de junho de 2012
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui