sexta-feira, 11 de maio de 2012

MÍDIA: Competence apresenta plataforma de tendências para clientes

Acompanhando o crescimento de um mercado que se desenvolve a passos largos no Brasil - moda e beleza – o Grupo Competence apresenta o Competence Lab - uma plataforma de tendências, inspirações, inovação e comportamento com conteúdos exclusivos para os clientes.

Nesta edição o projeto tratou de tendências de moda  - Fashion Trends – e o tema foi a  Primavera-Verão 2012/2013 e trouxe informações de qualidade, colhidas ‘in loco’ na Europa por uma das mais antenadas fashion stylists e blogueiras de moda do Brasil, a gaúcha Roberta Weber. Durante dois dias, os clientes do segmento  - Grupo Paquetá e Panvel - mergulharam num mundo de novidades com referências e propostas de moda, PDV, vitrines e ações promocionais.

Com a mudança no perfil da classe média brasileira, cada vez mais o segmento de moda adquire status e se populariza.  Segundo o IBOPE Pyxis, em 2011 o setor movimentou R$ 136 bilhões no Brasil, sendo que a classe B foi responsável por 42%, seguida de perto da C, com 39%. Higiene e beleza – outro dos focos do Competence Lab – também vem num crescente. Ainda conforme o IBOPE Media, o setor fechou o primeiro trimestre de 2012 com quase R$ 2 bilhões de investimentos em publicidade.

Cristina Francioni, diretora da Competence, afirma que o objetivo é mostrar com pesquisa,  como os clientes podem usar as tendências a seu favor e direcionadas para seus consumidores. “Este projeto se fundamenta em três pilares que unem a inteligência estratégica à criativa e à conectiva, reforçando nosso papel de construtores de marcas e, consequentemente, contribuindo para o negócio do nosso cliente”.

Roberta Weber apresentou ao grupo as dez macrotendências em moda e design que estão em evidência nas vitrines e ruas de Londres e que deverão pontuar o próximo verão no Brasil.  Um dado importante destacado por Roberta é que o consumo de esmaltes vem registrando um crescimento vertiginoso em todo o mundo. Dados publicados no New York Time em abril deste ano, demonstram que em 2011, a comercialização do produto cresceu 67% em relação ao ano anterior. O NYT destaca que é esmalte é o cosmético mais à prova de recessão que existe. No Brasil, conforme dados da Associação da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor movimenta anualmente cerca de  R$ 500 milhões e as indústrias lançam coleções que variam de quatro a doze cores a cada estação. Na Panvel a média é de cinco novidades.

Para Renata Ferreira, coordenadora de marcas próprias da Panvel, afirma que o Competence Lab aponta uma visão do futuro de comportamento do cliente e do próprio consumo, sendo uma importante ferramenta na gestão das marcas dentro do portfólio de produtos. “O projeto nos baliza na construção de estratégias e certezas”, observa Renata. Aliás, as marcas próprias da Panvel vêm apresentando um crescimento expressivo, sendo responsável, hoje por 20% do giro dentro do segmento de perfumarias. Esse percentual é significativo, principalmente, se considerar que as marcas próprias começaram a ganhar força  de cinco anos para cá, quando nasceu a ‘Panvel Secret’. Hoje já são 15 subgrupos de marcas que atendem todos os perfis de consumidores.

Paulina  Bacher, gerente de marketing do Grupo Paquetá, diz que o projeto tem contribuído muito. “Ele organiza tudo que está acontecendo em termos de tendência e direciona para o perfil de nossas lojas, uma vez que a agência conhece o perfil do nosso cliente”.

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