quarta-feira, 13 de junho de 2012

GASTRONOMIA: Beba vinho. Viva bem.


O CONCEITO
Um bar de vinhos. A proposta é a democratização do vinho; a ideia, provar diferentes rótulos em pequenas doses. O Scantinato quer compartilhar a paixão pelo vinho e acredita que a melhor maneira de aprender sobre o vinho é experimentando.

Novas possibilidades para os amantes da bebida dos deuses, combinando o vinho com seleções gourmet. Pequenas porções criadas para incentivar a experiência, revelar novos aromas e sabores, estimular a conversa com amigos e a troca de conhecimentos e emoções. Uma novidade enogastronômica que promete instigar os sentidos.

A LOCALIZAÇÃO
Em meio à região mais efervescente de Porto Alegre, o Scantinato se localiza no requintado bairro Moinhos de Vento, com entrada pela Rua Mariante, esquina com a Rua Dona Laura, em um espaço de 210 metros quadrados. Um endereço de fácil acesso, a poucos minutos do centro da cidade ou do Aeroporto Salgado Filho.

A OPERAÇÃO
De segunda a sábado a partir das 17h.
A capacidade é de 90 pessoas sentadas.

O PROJETO
O projeto arquitetônico do Scantinato é de Ana Paula Freitas, da ADI Arquitetura, e foi criado para transmitir e viabilizar um espaço versátil, multifuncional: um bar de vinhos e um espaço para eventos. O aproveitamento do piso existente, de parquet, e das aberturas originais da casa, inspirou a utilização de materiais “quentes”, como a madeira de demolição, proporcionando uma atmosfera aconchegante. O contraste entre o antigo e o novo se dá com a aplicação de cores e com um móvel central, de design moderno, disposto em módulos, possibilitando diferentes arranjos.

Uma adega climatizada toda de vidro com dormentes de madeira, tendo ao fundo um mapa mundi adesivado na parede, foi concebida para visualização e adequado armazenamento do principal produto do Scantinato: o vinho.

Outros elementos empregados na decoração seguem esse conceito de retrofit - modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado –, como um armário

antigo laqueado com cor vibrante e as geladeiras vintage, reformadas e adesivadas com motivos modernos.
O resultado final expressa a contemporaneidade da proposta.

O CARDÁPIO
Com inspiração italiana, o Scantinato di Peppo pretende se tornar um ponto de encontro dos apreciadores de vinhos e comidinhas especiais. O cardápio permitirá adaptações de acordo com as estações e a dinâmica da preferência dos clientes.

O VINHO
Os vinhos serão vendidos como na Itália, em taças e jarras, com uma novidade: os “voos de vinhos”. Este é um termo usado pelos provadores para descrever uma seleção de vinhos, geralmente entre três e oito taças, algumas vezes mais de cinquenta, servidas para efeitos de amostragem e comparação.
Os voos de vinhos, também chamados voos de degustação, são uma degustação múltipla, cujo objetivo é ensejar uma sensação de amplitude ou profundidade. São habitualmente destinados a quem deseja obter uma maior compreensão de uma região específica, de um tema, de uma uva, de um produtor ou a simples oportunidade de experimentar diferentes sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui