sexta-feira, 20 de julho de 2012

CULTURA: Cair de costas, novo livro de Ronald Augusto


Sob o título Cair de costas o poeta, músico e ensaísta Ronald Augusto reúne numa nova obra parte de sua produção poética, aquela correspondente aos seus primeiros passos e cujos livros se encontravam esgotados há cerca de dez anos. O lançamento do livro será dia 2 de agosto, às 19h, na Palavraria, e terá um pocket show com os parceiros Marcelo Delacroix, Simone Rasslan e Alvaro RosaCosta, interpretando letras de Ronald em melodias criadas por eles. 

Esse lançamento comemora quase trinta anos de atividade poética e literária, que se iniciou com "Homem ao rubro", 1983. O autor reúne cinco livros que tiveram, na ocasião de seus lançamentos, tiragens reduzidíssimas, quase artesanais (o de maior tiragem teve 300 exemplares), dois deles ainda feitos em tipografias de “fundo de quintal”. Tal antologia vem preencher, portanto, uma lacuna de pesquisa bibliográfica e de fruição estética, relativas a um percurso textual que ao longo das últimas décadas tem sido objeto de interesse tanto de escritores, críticos e professores universitários do Brasil e do exterior, quanto de jovens poetas e leitores interessados em aprofundar seu conhecimento na linguagem de Ronald Augusto.

A reunião embora parcial de uma obra poética ainda em movimento e de elevada qualidade literária, reconhecida tanto em âmbito nacional como dentro de uma perspectiva sul-riograndense, e que nos reserva constantes surpresas, serve também para estabelecer comparativos estéticos com os experimentos mais recentes de linguagem levados a efeito por Ronald Augusto. Cair de costas apresenta ainda, de modo inédito, uma amostra de poemas caligráficos-visuais do autor, até agora desconhecidos do grande público.

Ronald Augusto é um escritor que atua em inúmeras áreas: é poeta, músico (integra a banda os poETs), letrista e ensaísta. Suas produções literárias estão publicadas em revistas e antologias. As principais temáticas, presentes no repertório intelectual do escritor, referem-se à poesia contemporânea e à literatura negra no Brasil. Atualmente, Ronald Augusto realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poesia contemporânea e poesia visual.

Cair de costas – de Ronald Augusto

Lançamento dia 2 de agosto, às 19h

Com pocket show de Marcelo Delacroix, Simone Rasslan e Alvaro RosaCosta

Editora Éblis

200 páginas

Preço de capa: 30 reais

Palavraria – Livros & Café

Rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim. Porto Alegre / RS
Telefones: (51) 3268-4260

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui