terça-feira, 3 de julho de 2012

CULTURA: Studio Clio promove Ciclo Ballets Russes - Moda e arte


Precursora da dança contemporânea, a companhia liderada por Sergei Diaghilev foi muito além de suas diretrizes convencionais. Partindo da cena e do traje como constituintes de todo o conceito da peça, os Ballets Russes dialogaram com os principais nomes das artes e da moda do início do século XX, contando com cenários de Picasso e figurinos de Chanel. É sobre a identidade arte e moda, conferida pelo movimento, que veremos o legado dos Ballets Russes, comentado pela profª Drª Joana Bosak. 

Em 1906 Serguei Diaghilev leva à paris uma exposição de pinturas russas e encontra uma cidade efervescente e aberta às novas artes. Ciente do cenário cultural, o empresário reúne um grupo de 80 bailarinos dissidentes do Ballet Imperial Russo, então em crise, estando entre estes os dois nomes mais importantes do ballet de todos os tempos, Anna Pavlova e Vaslav Nijinski. Em 1909, os bailarinos fazem sua estreia em paris, com obras do ballet clássico e do ballet nacional russo. Com todo esse êxito eles podem ousar e, dessa forma virar uma página na história da dança, inaugurando o ballet moderno. 

Os figurinos originais das principais obras do ballet são parte do acervo do Victoria and Albert Museum, em Londres, e já estiveram expostos em importantes museus de arte, como a exposição The Art of Costume, na National Gallery de Sidney e as exposições no Caixa Forum, de Madrid e Barcelona. Esta atividade integra o ciclo dedicado à companhia de Diaghilev e seu legado nas artes, seguindo o almoço Os compositores dos Ballets Russes, conduzido por Tiago Halewicz.

O cardápio do almoço será preparado pelos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Os valores são de R$ 60 (almoço e palestra) e R$ 25 (palestra). Esta atividade terá edição extra dia 18 de julho. Reservas e cancelamentos podem ser feitos até a véspera, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200. Mais informações pela página www.studioclio.com.br.


Almoço Clio
Ballets Russes: moda e arte
Com Joana Bosak, Liliana Andriola e Leonardo Magni
Dia 4 de julho, quarta-feira, das 12h20 às 13h40
Edição extra dia 18 de julho
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui