sexta-feira, 13 de julho de 2012

EVENTO: Falos e Stercus apresenta Despedida de Palhaços, novo espetáculo de rua do grupo


Cansados da condição de vida do artista brasileiro, dois palhaços, PiróCa e Karvalho, realizam sua última apresentação antes de partirem em busca de uma vida menos ordinária. Nessa apresentação, são surpreendidos por um garoto órfão, cheio de esperanças, que sonha ser artista de circo e embarcar nessa aventura com eles. Na bagagem, as frustrações e trapalhadas dessa trajetória, enquanto compartilham o sonho de encontrar um mundo onde a arte seja reconhecida. Uma comédia debochada que brinca com as mazelas de ser artista no Brasil e nos revela a fantástica busca por um pouco de esperança. 

Financiado pelo FUMPROARTE da prefeitura de Porto Alegre, “Despedida de Palhaços” é o mais novo espetáculo do grupo Falos & Stercus, que este ano completa 21 anos de trajetória. Com essa peça, o Falos retorna às origens ao utilizar o teatro de rua como ferramenta de jogo direto com o público, surpreendendo-o em seus trajetos cotidianos e interagindo com a paisagem urbana. O cenário do espetáculo é também o meio de transporte dos palhaços: uma espécie de triciclo gigante carinhosamente apelidado de “Traquingonça”. Com mais de 4 metros de altura, o triciclo é obra do artista plástico e cenógrafo do grupo Luis Marasca, vencedor das duas última edições do Prêmio Açorianos de cenografia.

O Falos & Stercus se insere na chamada cena contemporânea brasileira e suas investigações caminham na busca de uma linguagem própria, ou, no mínimo, de uma maneira própria de realizar sua arte. O grupo estrutura-se na pesquisa de novos paradigmas dramatúrgicos, estéticos, interpretativos e espaciais. Por isso não teme flertar com outras disciplinas, das quais não tem pudor de se apropriar e transformar, amalgamando-as em uma estética fundamentalmente teatral.  As criações do grupo levam a teatralidade até as últimas consequências. Essa coragem em desafiar limites e se surpreender com o desconhecido, talvez seja responsável pelos adjetivos de “inventivos” e “ousados” atribuídos ao grupo. O Falos & Stercus traz em seu currículo espetáculos de sucesso como PM2, Farsa Trágica, O Clã Destino, In Surto, www.prometeu, Vôo das Fêmeas,  Mithologias do Clã e Hybris.  

No 18˚ POA Em Cena o grupo foi contemplado com o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na escolha do júri popular,  com o espetáculo Hybris, que também levou o Prêmio Açorianos de Teatro 2010 de Melhor Cenografia para Luiz Marasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui