sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EVENTO: DO SONHO UMA PONTE

“Do sonho uma ponte” é um encontro coletivo e colaborativo que acontece no dia 24 de novembro, às 19h. O objetivo é ocupar um monumento urbano, um tanto esquecido, da cidade de Porto Alegre: A Ponte de Pedra - Ponte dos Açores - que é um patrimônio da cidade e um expressivo testemunho da cidade antiga e sua história.

A ideia do RUA - Rastro Urbano de Amor é  levar as pessoas a esse espaço da cidade e reocupar o local à noite, como espaço de lazer, ao passo que a cultura do uso se reformule, seja ressignificada.

A democratização  do acesso a arte nos espaços públicos colabora para a construção de uma cidade mais humana e afetiva. É a arte colaborativa exposta na rua. Ainda que a intervenção seja efêmera, o coletivo deseja  provocar e refletir sobre o sentimento de pertencimento da cidade. O encontro busca por meio de expressão artística  fazer brotar sentimentos de apropriação simbólica e afetividade dos espaços de convivência.

A experiência é também uma forma das pessoas reconhecerem o local onde vivem  valorizando sua história e respeitando sua singularidade.

O coletivo pede para que as pessoas levem velas, cangas, lanches para piqueniques, instrumentos musicais, fotos e poesias. Lá as pessoas encontrarão algumas atrações como bandas, cinema ao ar livre, sarau, exposição de fotos e esquetes de teatro. Todos estão convidados para se apresentarem no espaço: é uma ocupação coletiva, onde todos são bem vindos.

Quem está organizando? O RUA - Rastro Urbano de Amor é um coletivo que já fez algumas ações em Porto Alegre, sempre querendo levar mais afeto para a cidade. Dessa vez, o Estaleiro Liberdade, com a intervenção "Conecte com seus Sonhos" e o próprio Tutti Giorni (que está de novo endereço, em frente a ponte) são parceiros no evento.

O nome do evento nasce de um poema do Fernando Sabino:

De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui