quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

COMÉRCIO: 40 mil lojistas protegem cidadãos gaúchos contra fraudes



Lojistas contam com acesso à aviso de alerta informatizado de documentos perdidos, roubados ou furtados, registrados em Boletins de Ocorrência nas Delegacias de todo o Estado

Entrou em vigor na última sexta-feira (04/01) a liberação do acesso de lojistas às informações de perda, furto ou roubo de documentos registrados em Boletins de Ocorrência de qualquer delegacia de polícia do estado. O objetivo é trazer mais segurança a sociedade de forma gratuita, já que a medida inibe fraudes de identidade, evitando assim, grandes danos aos consumidores e empreendedores. 

A ferramenta é disponibilizada exclusivamente aos lojistas usuários do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), que é gerenciado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) presente em mais de 170 municípios gaúchos. A medida é fruto da assinatura de um termo de cooperação entre a entidade associativista e a Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP-RS). 

- É uma grande conquista para a sociedade gaúcha. Conseguimos viabilizar a tecnologia para disponibilizar um serviço público gratuito para os nossos consumidores, que torna mais segura a atividade do comércio. Além disso, será possível detectar a atividade de estelionatários que buscam meios de adquirir bens ilegalmente - considera o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Os lojistas terão acesso a um sistema informatizado, que realiza uma varredura em todos os registros de documentos perdidos feitos nas delegacias gaúchas. Os dados contemplam números de RG, CPF, passaporte, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de crédito e cheques. Se detectado qualquer problema, o lojista terá o direito de negar a transação e ainda informar as autoridades de segurança, podendo flagrar imediatamente a tentativa de fraude.

Outra comodidade que o consumidor irá ter a partir de agora será que ele poderá antes mesmo de ir na delegacia de polícia para fazer a ocorrência de perda, roubo ou furto, se dirigir a qualquer Câmara de Dirigente Lojista do estado para preencher formulário próprio para que de forma on-line a informação já fique disponível no sistema aos lojistas de todo o Estado no SPC. 


- Temos que comemorar, principalmente porque conseguimos implantar o sistema antes das festas de final de ano. É a época do aumento do poder de compra do consumidor, a partir da primeira parcela do 13º salário e, por consequência, do crescimento das vendas no comércio. Entretanto, a ação dos contraventores também segue este ritmo acelerado. Trata-se de uma ferramenta fundamental para trazer segurança as pessoas de bem - conclui Vitor Koch.

Outra comodidade que o consumidor terá é a possibilidade de, antes mesmo de ir na Delegacia de Polícia para fazer a ocorrência de perda, roubo ou furto, se dirigir a qualquer Câmara de Dirigentes Lojistas do estado para preencher formulário próprio para que de forma on-line a informação já fique disponível no sistema aos lojistas de todo o Estado no SPC. É importante destacar que somente as CDLs estão habilitadas a prestar este atendimento ao cidadão e a lista pode ser consultada no site da FCDL-RS.

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak

FCDL-RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), fundada em julho de 1972, é uma entidade sem funs lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017.

Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui