terça-feira, 23 de abril de 2013

EVENTO: Feira alemã mostra que varejo deve ser influenciado por novas tecnologias industriais



Comitiva do varejo gaúcho, liderada pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, conheceu a indústria 4.0 durante visita a Hannover Messe

Os lojistas gaúchos podem esperar muitas novidades a serem compartilhadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, após seu retorno da Hannover Messe, na Alemanha. Encerrada no dia 12 de abril, a feira líder no setor de tecnologia industrial impressionou o presidente da entidade varejista gaúcha, Vitor Augusto Koch, que destaca a integração das fábricas com os aplicativos de tablets e computadores, que automatizam ainda mais a linha de produção.

- Conhecida como "indústria 4.0", a grande inovação pode ser considerada uma espécie de nova revolução industrial. A operação das máquinas poderá se dar à distância, por meio de softwares hospedados na web. Assim, o controle da produção será possível de qualquer lugar - explica Vitor Koch.


O mesmo é uma tendência para o varejo. Softwares hospedados por cloud computing permitem a gestão estratégica de metas da empresa, domínio sobre os rendimentos e geração de indicadores, tudo para facilitar a vida do empreendedor. Além disso, a automação de atendimento, onde o próprio cliente pode registrar os produtos que comprar e realizar o pagamento em uma máquina eletrônica, também pode ser o destino dos lojistas nos próximos anos.

Outro destaque positivo da feira é o forte interesse na feira gaúcha Mercopar, promovida pelo Sebrae/RS e Hannover Fairs Sulamerica. Os investidores europeus tem interesse em exibir seus produtos em solo gaúcho e firmar parcerias com os empreendedores brasileiros. O evento, realizado em Caxias do Sul, fomenta negócios e estimula a integração e competitividade varejista e industrial desde 1992.

A Hannover Messe contou com 6.800 expositores, de 70 países. Além disso, o público visitante alcançou um índice superior a 240 mil pessoas.

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak

FCDL-RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017.

Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui