segunda-feira, 1 de abril de 2013

LITERATURA: Em novo livro, Eurico Salis foca a relação do homem com a terra gaúcha


Rio Grande do Sul - O Solo e o Homem aborda a relação do homem com a terra em fotografias registradas ao longo de dois anos e será lançado dia 2 de abril
  
Para captar lindas imagens não basta apenas apertar um botão. Como salienta Luis Fernando Verissimo no texto de abertura do mais recente livro de Eurico Salis - Rio Grande do Sul - O Solo e o Homem -, é necessária uma sensibilidade à altura das nuances da paisagem e das caras. “É preciso ter uma ligação forte com a terra e suas tradições e saber o que procurar, entre tantas imagens possíveis”, afirma.
 
Eurico Salis resgata nesta obra de 240 páginas e 200 imagens, uma história particular, repleta de coincidências e laços afetivos que se intermeiam. O seu avô, o escritor Eurico Jacintho Salis, escreveu um livro sobre a terra gaúcha e formação de seu povo. A obra homônima, que contava com texto de apresentação assinado pelo então amigo Erico Verissimo - também responsável pela indicação de Salis para ocupação de cadeira na Academia Riograndense de Letras -, foi publicada em 1959, ano em que nasceu seu neto Eurico Salis.
 
Usando como fio condutor o livro escrito pelo avô, Eurico viajou durante dois anos, percorrendo diversas regiões do Estado para capturar em imagens a relação do homem com a terra. Através de fotos coloridas registra o campo, os costumes ainda mantidos pelos imigrantes italianos, alemães e poloneses, a cultura dos índios, dos negros e dos pescadores do Sul do país.  Mostra também a diversidade das paisagens gaúchas, com lugares como o Cerro do Jarau, Serra do Caverá, Vale do Taquari e a região dos canyons. Cenários eternizados através de um olhar sensível, contando assim, um pouco da história do Rio Grande do Sul, das características de um povo que pratica o plantio de arroz e soja, que convive com o pampa e as colônias de São José do Norte, por exemplo.
 
Eurico (http://euricosalis.com.br) foi agraciado em 2012 com o prêmio de melhor livro gaúcho da Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), pela obra Porto Alegre Centro Histórico, com belas fotografias intimistas em preto e branco. O profissional realizou a primeira exposição individual em 1983, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul. Já produziu fotos para capas de discos de grupos de pop rock e trabalhou para as revistas Veja e Exame (1991-93). O livro Porto Alegre - Cenas Urbanas, Paisagens Rurais, foi premiado em 2008 com o Açorianos - de Literatura de melhor projeto gráfico. No ano de 2010, ano em que lançou Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas, o fotógrafo recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia. Para ele, fotografar é sempre uma experiência: “É sempre um novo aprendizado!”.
 
No dia 2 de abril Porto Alegre recebe o lançamento do novo livro Rio Grande do Sul- O Solo e o Homem, no Foyer do Theatro São Pedro. Com sete textos em português e inglês assinados pelo jornalista e escritor Renato Dalto, capa dura e formato de 27x30cm, a obra conta com texto de abertura de Luis Fernando Verissimo. A primeira tiragem é de cinco mil exemplares, comercializada nas principais livrarias do Estado com valor de R$ 140 reais. O projeto gráfico é de Manoel Petry-Capella Design, financiamento Lei Federal e Lei Estadual da Cultura e Pró-Cultura RS, patrocínio de Unifértil, Ipiranga, Camil, Banrisul, BRDE, Irga, Icatu Seguros, CRM Mineração, Sousa Cruz e Senar RS. No dia 11 de abril, a cidade de Bagé recebe o lançamento do livro, em evento que será realizado no Maya Espaço Cultural.
 
Rio Grande do Sul - O Solo e o Homem
 
Em Porto Alegre:
Lançamento dia 2 de abril, às 19h
Foyer do Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro
 
Em Bagé:
Lançamento dia 11 de abril, 19h
Maya Espaço Cultural
  
Especificações:
Rio Grande do Sul - O Solo e o Homem
Fotografias de Eurico Salis
Textos de Renato Dalto
240 páginas / Capa Dura
Preço: 140 reais
 
Projeto Gráfico Manoel Petry – Capella Design
Financiamento Lei Federal e Lei Estadual da Cultura e Pró-Cultura RS
Patrocinadores: Unifértil, Ipiranga, Camil, Banrisul, BRDE, Irga, Icatu Seguros, CRM Mineração, Sousa Cruz e Senar RS
 
Mais informações: http://euricosalis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui