quinta-feira, 18 de abril de 2013

LITERATURA: Livros inéditos de Simões lopes Neto


João Simões Lopes Neto será homenageado com o lançamento de duas de suas obras. Os livros inéditos Terra Gaúcha e Artinha de leitura, escritos entre 1904 e 1907, serão lançados com edição do professor Luís Augusto Fischer. No dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h, o StudioClio promove o lançamento das obras que serão publicadas pela editora Belas-Letras e contou com a colaboração de Carlos Francisco Sica Diniz, o autor da mais recente biografia de Simões Lopes Neto, e do bibliófilo e dono dos manuscritos, Fausto Domingues.

Fausto Domingues é colecionador de livros produzidos no  Rio Grande do Sul e um admirador das obras de Simões Lopes Neto. Foi do espólio do grande jurista pelotense Mozart Victor Russomano que Domingues recebeu um conjunto de manuscritos que pertenceram ao autor. Tais manuscritos haviam sido entregues a Russomano pela viúva do escritor, Francisca de Paula Meireles Leite, e ficaram em seu poder por cerca de 50 anos. 

Domingues recebeu "Terra gaúcha" em dois cadernos manuscritos e, em combinação com Diniz, convidou a participar da edição o professor Luís Augusto Fischer, que em 2012 publicou uma edição anotada dos Contos gauchescos e das Lendas do sul, de Simões Lopes Neto, pela mesma editora. À "Terra gaúcha" soma-se a cartilha “Artinha de leitura”, brilhante iniciativa do escritor, descoberta há poucos anos.
O kit Terra Gaúcha e Artinha de Leitura, de João Simões Lopes Netose apresenta dois volumes (275 páginas do primeiro e 200 da cartilha) da Editora Belas-Letras. As obras ainda contam com textos dos professores Beatriz Loner e Pedro Garcez.

Durante o lançamento  Luís Augusto Fischer fará leitura e comentários sobre as obras.  O encontro, que terá entrada franca, acontece no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698). Mais informações pelo site www.studioclio.com.br, ou pelo telefone 32547200. 


Lançamento
Terra Gaúcha e Artinha de leitura, livros inéditos de Simões lopes Neto
Com  Luís Augusto Fischer
Dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h
Entrada franca
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
José do Patrocínio 698, Cidade Baixa – Fone (51) 3254 7200
www.studioclio.com.br


Sobre as obras:

Kit Terra gaúcha e Artinha de leitura
Simões Lopes Neto
Edição Luís Augusto Fischer
ISBN 9788581740287
Assunto: literatura brasileira
475 páginas (total dos dois volumes – 275 Terra gaúcha e 200 Artinha)
18x25cm (Terra gaúcha) e 13x21cm (Artinha de leitura)
Editora: Belas-Letras
Preço de capa (kit com os dois livros): R$ 69,90
Peso: 1,1kg.

Terra gaúcha

Escrito entre 1904 e provavelmente 1906, este Terra gaúcha – Histórias de infância permaneceu inédito até hoje. É verdade que existe outro livro com o mesmo nome, e do mesmo autor, João Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916), publicado em 1955, que traz o subtítulo História elementar do Rio Grande do Sul. Nada a ver com o livro que o leitor tem nas mãos agora, que é para leitura em sala de aula, com uma primeira parte relatando as férias de um menino na fazenda da família, e uma segunda parte dando conta do cotidiano escolar do mesmo protagonista e seus colegas. Acalentado longamente, mencionado pelo autor em vários momentos, o presente Terra gaúcha representou uma virada decisiva na vida do escritor pelotense, que com ele pretendeu ingressar no circuito do ensino, como estavam começando a fazer outros escritores da geração, como Olavo Bilac e Coelho Neto. Não conseguiu, e as circunstâncias desse fracasso merecem ser conhecidas; mas a obra mostra, mais de século depois de escrita, sua força literária. Terra gaúcha – Histórias de infância, além de ostentar méritos intrínsecos e de documentar toda uma época, projeta a obra maior do autor, os Contos gauchescos e as Lendas do sul.

Artinha de leitura

Envolvido fortemente com o problema da educação, imerso num clima de intenso debate sobre o ensino, que implicava até mesmo uma polêmica sobre os rumos da ortografia do português no Brasil, Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916) concebeu e redigiu esta Artinha de leitura em 1907. Era uma cartilha para alfabetização, contendo uma série de inovações e ousadias, literárias e ideológicas; ela foi enviada para a autoridade estadual do ensino, mas recebeu um parecer contrário, que acabou inviabilizando o criativo projeto. Mais de cem anos depois, eis publicada pela primeira vez esta preciosa obra do escritor pelotense, que aqui expressa uma avançada visão do ensino e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui