terça-feira, 30 de abril de 2013

MÚSICA: Marcelo Armani apresenta composições instantâneas no Ecarta Musical



O primeiro Ecarta Musical de maio, no sábado, dia 4, tem como atração o artista sonoro e músico improvisador gaúcho Marcelo Armani. O Cíclico Estado de Objetos Manipuláveis – Improvisação Sonora Eletroacústica, show que apresenta na Fundação Ecarta, faz parte de um novo projeto de Armani, voltado a concertos de composição instantânea e livre improvisação com base na linguagem eletroacústica. O espetáculo envolve instrumentos acústicos (bateria, metalofone e clarinete), eletrônicos (sintetizador, sampler e pedais de efeito) e alguns produziu por Armani, como a Piola e o Banjo du’Cheef. Ambos são de cordas e foram construídos a partir da utilização de materiais de uso doméstico, como uma bacia de pia inox e uma pequena frigideira. Interagindo com cada um deles, ele cria diferentes texturas e diálogos, utilizando também os objetos do palco.
 
O resultado deste espetáculo é uma série de composições que nascem a partir de um método conhecido como sound by sound ou processo de loop. O músico se vale da composição instantânea para construir as composições ao vivo. Assim, cada show é único.
 
Neste trabalho, o artista resgata algumas das fontes musicais contemporâneas que têm influenciado a sua sonoridade desde o início de 2007. Algumas das referências são de nomes como Steve Reich, John Cage, Anton Walter Smetak, Naná Vasconcelos, Iannis Xenakis, Edgar Varèse, Panda Bear e do grupo Tortoise.
 
O Ecarta Musical acontece na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), às 18h. A entrada é franca.
 

Sobre Marcelo Armani | Nascido em 1978, em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul. É formado em Música pela Rede Metodista de Educação do Sul (IPA) e em Engenharia Mecânica pela UFRGS, em Porto Alegre. Em 1998 começou a participar de projetos, de produção de CDs e realizar shows pelo Brasil e também pela Argentina e pelo Uruguai. Em 2007, passou a dedicar-se a pesquisas sonoras que interagem com elementos eletroacústicos, aplicação e processamento de efeitos em tempo real sobre instrumentos de percussão e outros de construção própria. Alguns dos resultados desse trabalho foram compilados no primeiro álbum solo, Os Conceitos do Seu Mundo Definem a Sua Vida, lançado de forma independente em 2009. Realiza shows em vários estados do País, e também na Argentina e no Chile, e participa de importantes encontros e festivais do gênero. Entre 2010 e 2012, produziu trilhas sonoras para projetos de videoarte e curtas-metragens do artista visual que integra o Atelier Subterrânea, James Zortéa. Recentemente, ambos assinaram a produção do curta Concerto Concreto, do cineasta Gustavo Spolidoro, para o projeto Piscar de Olhos, do Canal Brasil. No início de 2012, fundou o 1take independent label (http://1take.hotglue.me), um selo para registros fonográficos independentes. Em outubro do mesmo ano, lançou o seu terceiro álbum pelo Luscinia Discos, de Granada, Espanha.
 
ECARTA MUSICAL | ENTRADA FRANCA
Show O Cíclico Estado de Objetos Manipuláveis - Improvisação Sonora Eletroacústica 
De Marcelo Armani
Quando: 4 de maio, sábado, às 18h
Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui