segunda-feira, 29 de abril de 2013

SAÚDE: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre realiza 58 transplantes de córneas no primeiro trimestre


O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre - HBO - atingiu a marca de 58 transplantes de córneas apenas no primeiro trimestre de 2013. Este é o maior índice nos últimos quatro anos para o período - sendo 50 em 2012, 43 em 2011 e 23 em 2010. De acordo com o coordenador da equipe de transplante de córneas do Hospital, Roberto Freda, o crescimento constante é resultado da campanha de Conscientização para Doação de Córneas "Todo mundo merece ver a vida” - que contribui para elevar este número - e a recente inclusão de mais quatro médicos aptos a integrar a equipe do HBO, que já conta com 31 profissionais credenciados.

A consequência deste aumento é a queda na fila de espera por transplante no Rio Grande do Sul, que até o dia 05 de abril chegou a 132 pacientes, conforme a Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado. Em dezembro do ano passado, a Central contabilizara 143 pacientes na espera pelo procedimento cirúrgico, uma redução de 85% em relação a 2009, quando fechou em 930 pacientes. Uma das contribuições para este recuo nos últimos quatro anos foi a campanha de conscientização, que teve a primeira edição em 2009. Esta ação é liderada pelo Hospital, com a participação dos veículos de comunicação do Estado que disseminam a causa para toda a sociedade gaúcha.

O Hospital Banco de Olhos tem como meta colaborar para zerar a fila por transplante do tecido até o final de 2014, principalmente através da continuidade da campanha, que terá a quarta edição a partir de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui