sexta-feira, 24 de maio de 2013

SAÚDE: HBO promove exame gratuito no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma



No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – 26 de maio – o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO) realiza exame gratuito de detecção precoce da doença. As ações de prevenção, através do programa “Promovendo a Saúde da Visão”, acontecem no parque Germânia, na Capital gaúcha. O HBO vai disponibilizar um estande e uma equipe formada por médicos oftalmologistas e técnicos em enfermagem, entre 14h e 18h, para atender os interessados em fazer o exame gratuitamente. A triagem para identificar possíveis portadores da doença será realizada através do exame de Tonometria de Sopro – indolor e indicado para todas as pessoas - que mede a pressão intraocular. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

O glaucoma está entre as principais doenças causadoras de cegueira crônica. Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) projetam uma população de 75 milhões de cegos e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão no mundo até 2020. No Brasil, a estimativa é que haja 1,1 milhão de cegos (0,6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais sérios. Porém, entre 60% e 75% dos casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis.
 
A doença causa alterações estruturais progressivas do nervo óptico, responsável pela transmissão das imagens ao cérebro, podendo causar a perda total da visão de forma definitiva, caso não seja tratado. Além da pressão intraocular, há outras condições que influenciam no desenvolvimento da doença, como traumatismo em decorrência de acidente, uso abusivo de corticoides, fatores genéticos e cirurgias prévias que posteriormente podem ocasionar o glaucoma. Por isso, a única forma de prevenir é a realização de exames periódicos.
 
Os fatores de risco do glaucoma são a idade avançada, pessoas com miopia, enxaqueca e fatores raciais e hereditários. Estas e outras informações sobre a doença estarão disponíveis ao público através de folders distribuídos pela equipe do HBO, que explicarão também sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui