quinta-feira, 27 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO: ARTE NOS JARDINS DA UNIVERSIDADE

Artista plástico Vinicius Vieira inaugura mosaico artístico nesta quinta-feira (27/06) na UFCSPA.

Obra foi vencedora do Concurso Público Nacional de Artes Visuais
  
Um grande painel artístico em mosaico de granito e mármore irá compor o cenário do terraço ajardinado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A inauguração está agendada para essa desta quinta-feira (27/06), às 16 horas, com a presença da reitora Miriam da Costa Oliveira e de personalidades do meio cultural da capital.
 
A obra “Jardim de Células”, do arquiteto e artista plástico Vinicius Vieira, foi a vencedora do Concurso Público Nacional de Artes Visuais, que escolheu a obra de arte que irá recepcionar os visitantes da universidade.
 
Segundo Vieira, o mosaico com dimensões de 210cm x 520cm atua como um elemento de transição entre o interior e o exterior do edifício da UFCSPA e apresenta formas orgânicas que remetem ao natural, ao meândrico, como um tecido único.
 
“O conceito adotado busca a aproximação e o fortalecimento das relações entre o terraço ajardinado e o ambiente construído, mediante a representação simbólica de linhas sinuosas, executadas a partir da união de pedras de granito, formando um painel em tons de verde, amarelo, branco e preto”, explica Vieira.
 

Saiba mais sobre o artista:
Vinicius Vieira é natural de Porto Alegre, e tem como foco de trabalho a execução de obras de arte nos espaços públicos da cidade. Entre suas obras, se destacam a Pegada Africana, na Praça da Alfândega, e a participação na obra Bará do Mercado, localizado na área central do Mercado Público. O artista também possui obras de visualização pública no muro da Mauá, no campus central da UFRGS, no bairro Bom Jesus e no Parque Farroupilha, junto ao Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha.  Atualmente o artista é presidente da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul - AEERGS.
 
SERVIÇO
UFCSPA inaugura painel artístico vencedor do Concurso Público Nacional de Artes Visuais. 
Quando: Dia 27 de junho / Quinta-feira
Horário: 16 horas
Onde: 7º andar da UFCSPA (Rua Sarmento Leite nº 245, Centro de Porto Alegre)
Informações: (51) 9898.4006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui