quarta-feira, 12 de junho de 2013

NOTÍCIA: Mercado de entretenimento e mídia brasileiro chegará a US$ 71 bilhões em 2017, segundo projeção da PwC

Taxa de crescimento médio anual para os próximos cinco anos é de 10,8%, de acordo com o “14º Global entertainment and media outlook”

O Brasil é um dos oito países/regiões do mundo que terá o maior crescimento nos investimentos em publicidade e gastos do consumidor com entretenimento nos próximos cinco anos. Publicidade na internet (18,6%) e acesso à internet(14,7%) são os segmentos que terão as maiores taxas de aumento anual composto, segundo as projeções do 14º Entertainment and Media Outlook.


Gastos com acesso à internet, publicidade na TV aberta e assinatura e licenciamento de programas na TV paga são os maiores segmentos no Brasil e juntos respondem por 60% da receita total do setor que, em 2012, foi de US$ 42,514 milhões.O Brasil é um dos países onde o gasto do consumidor com TV por assinatura mais cresce. “A TV aberta ainda domina, especialmente devido àtransmissão de jogos de futebol, das lutas de MMA e das telenovelas e a publicidade ainda está muito focada nesse canal, pois é um investimento de menor risco, mas com a ascensão da chamada nova classe média e o aumento do poder aquisitivo das famílias, mais pessoas terão acesso à TV paga e os investimentos em publicidade também devem migrar”, avalia Estela Vieira, sócia da PwC Brasil e líder de E&M.

O mercado global de E&M crescerá a uma taxa anual composta de 5,7% nos próximos cinco anos, gerando receita de US$ 2,2 trilhões em 2017. O Brasil, juntamente com a China, Índia, Rússia, Oriente Médio, Norte da África, México, Indonésia e Argentina,responderão por 22% da receita globalprojetada para o setor de entretenimento e mídia (E&M) em 2017.Em 2008, estes oito países representavam somente 12% do total.


A expansão da classe média e a migração para áreas urbanas,movimentos que vêm se intensificando nestes mercados, contribuirá para estabilizar ou até propiciarpequeno crescimento em alguns segmentos nos quais a receita vinha declinando nos últimos anos. Publicação de jornais impressos (receita com publicidade e venda de exemplares), de revistas e publicidade em locais públicos (out of home – OOH), que compreende veiculação de anúncios em pontos de ônibus, estações de trem e metrô, bancas de revistas, aeroportos, ônibus, táxis etc, são alguns dos segmentos que se beneficiarão com estas tendências.

Ainda que estes oito mercadosem acelerado ritmo decrescimento,classificados como a “Próxima onda” no relatório da PwC,constituam o “motor de expansão” do setor, osmercados maduros e tecnologicamente mais avançados, como os EUA, Europa Ocidental e Ásia pacífico, serão fundamentais na transição para o consumo global de serviços digitais de E&M.

O consumo de produtos e serviços de E&M vem sendo democratizado globalmente por meio do crescente acesso à internet e do boom nas vendas de smartdevices. Ao que tudo indica, segundo a análise do Global E&M Outlook, mesmo que a receita de mídias não digitais continue sendo preponderante para o setor nos próximos cinco anos, a expansão virá dos gastos e investimentos em mídia digital.

Destaques:
- A lista dos 10 maiores mercados praticamente não terá alterações, no entanto haverá mudanças significativas nas posições do ranking. Analisando somente os gastos do consumidor, a China passará de 5º ligar em 2012 para terceiro em 2017, ultrapassando o Reino Unido, em 2013, e a Alemanha, em 2016.
- O Brasil será o terceiro maior mercado global de TV paga (considerando somente gastos com assinatura) ultrapassando o Reino Unido, o Canadá e a Índia, já este ano.
- Brasil, China, Índia e Rússia representarão 45% das assinaturas de serviços de banda larga fixa e 50% dos usuários de internet móvel em 2017.
- Brasil e Índia são os únicos países nos quaisa taxa de crescimento anual composto dos investimentos em publicidade em locais públicos (out-of-home OOH),nos próximos cinco anos, supera 10%.

*Todos os percentuais representam Taxa de crescimento anual composto (CAGR na sigla em inglês).

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