segunda-feira, 3 de junho de 2013

SAÚDE: Educação alimentar ganha espaço também na sala de aula

Projeto estimula estudantes a analisarem e entenderem o rótulo dos alimentos

Antes de consumir um refrigerante ou um chocolate, poucos observam com atenção os ingredientes, especialmente crianças e adolescentes. Conhecer e saber as consequências para saúde que cada item pode trazer foi o desafio proposto em sala de aula para alunos com idade entre 12 e 13 anos do Colégio Província de São Pedro. O trabalho é destinado a alunos da 7a série e iniciou com a apresentação de um documentário sobre o tema da Obesidade Infantil, chamado "Muito além do peso".

- Baseado nesse filme, os alunos deram início a uma investigação do rótulo dos produtos procurando compreender e avaliar cada item informado pelo fabricante. O primeiro passo foi identificar o ingrediente mais abundante. Depois, foi feita análise para ver quais os nutrientes estão presentes nesse componente - explica o professor de ciências, Alexandre Cristante Martins.

Entre os produtos escolhidos pelos estudantes estavam itens comuns na alimentação deles como: refrigerantes, cereal e chocolates. Em um dos casos, foram analisados dois tipos de sucos, o que permitiu a compreensão da diferença entre o suco natural e o industrializado.

O mais alarmante caso foi de uma bala que estoura na boca. Divertida para os adolescentes, ela pode trazer índices preocupantes. Em cada 11 gramas do produto, 10 são de açúcar puro.

- Nós analisamos a porção sugerida e o ingrediente mais abundante. A gente aprende que o excesso de açúcar causa obesidade e serve para a gente cuidar disso, com certeza - explicou a aluna Gabriela Nunes, de 12 anos.

Daniela Barcellos Amon, de 12 anos, escolheu Passas de Uva para desenvolver o estudo.

- Identifiquei que a semente de uva estava presente em mais de 70% do produto, mas tinha também a presença de açúcar - disse.

O objetivo final do trabalho será compor uma exposição até o final do ano, na qual o objetivo será colocar o produto em sua embalagem original e ao lado exibir separadamente a quantidade de açúcar presente nele.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Colégio Província de São Pedro

O Colégio Província de São Pedro é uma entidade privada de ensino, não-confessional, que há mais de 30 anos atua na formação de pessoas jovens e crianças, com um sistema educacional voltado para o aluno. A base fundamental para o ensino no Colégio é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui