segunda-feira, 22 de julho de 2013

ARTE: Museu do Trabalho exibe obras de Lula Palomanes a partir de 23 de julho


Desenhista com ampla atuação na imprensa brasileira assina exposição individual

O Museu do Trabalho intercala exposições de pintores, escultores, gravuristas, artistas contemporâneos, clássicos, pós-modernos, ilustradores, cartunistas. O que nunca pode faltar é a qualidade e diversidade. Nessa filosofia, traz em julho o grande ilustrador Lula Palomanes, desenhista autodidata, referência na imprensa brasileira. A exposição abre dia 23 de julho, às 19h, e permanece em cartaz até 1º de setembro, abrangendo desenhos de todas as épocas, feitos em nanquim, aquarela, grafite, acrílica em diversos formatos e tamanhos.

Luiz Fernando Palomanes Martinho nasceu em 1963 na cidade do Rio de Janeiro e construiu sua carreira como ilustrador e caricaturista publicando seus primeiros desenhos em O Pasquim no ano de 1983. Depois, migrou para a chamada “grande imprensa” do Rio de Janeiro, onde trabalhou em O Globo e no Jornal do Brasil. Integrante da geração que estabeleceu uma ponte entre a imprensa alternativa e a chamada grande imprensa, Lula instituiu um aspecto autoral para o desenho, protegendo-o de uma submissão ao texto e dando força e rosto ao ilustrador.

O artista gráfico cria de caricaturas desconcertantes e soberbas, sendo quase impossível adjetivá-las. O espanto que suas artes provocam ultrapassam todas as categorias conhecidas. Admirador de Rembrandt, Velázquez, Francis Bacon, Picasso e Egon Schiele, Lula já passou muitas noites observando de perto e de longe as reproduções das obras desses mestres da pintura. Ilustrações melancólicas, de traços incertos, complexos, com formas humanas quase que portadoras de anomalias são as marcas registradas deste artista, que encanta com seu jeito singular e nada literal de interpretar textos.

“Para Lula, o desenho é algo tão natural como respirar. Ele assume o desenho desde pequeno, tornando-se o desenhista da classe e da família. Quando criança costumava desenhar com lápis e grafite, a mesma utilizada para ensinar a escrever. Hoje, ele ainda usa lápis e grafite para desenhar, não permitindo que o uso desse material torna-se um obstáculo ou uma escolha para sua expressão”, afirma o mestre Ruben Grillo, em texto escrito em 2009.

Palomanes publicou, ainda, no jornal Folha de São Paulo e nas revistas Gráfica, Vip, Ímã e Nebelfpalter (Suíça). Fez capas para as editoras Zahar, Record e Rocco, ilustrou  as revistas Seleções, Playboy e Ciência Hoje. Em 1999 a Society for News Design (na sua exposição anual, The Best of Newspaper Design) conferiu medalha de prata por sua caricatura de Gore Vidal, publicada no jornal O Globo. Com grande sensibilidade e versatilidade, ele também ilustrou vários livros infantis, além de participar de várias exposições coletivas. Atualmente publica em Ciência Hoje das Crianças, Revista Ciência Hoje, Jornal Valor Econômico e Revista do Teatro (SBAT).

Na exposição que se inaugura no dia 23 de julho e que segue em exibição até 1º de setembro no Museu do Trabalho, Palomanes apresenta um recorte de sua produção. Para Hugo Rodrigues, coordenador do Museu do Trabalho, a escolha do artista é emblemática. “Através dessa mostra, podemos perceber a ampla atuação de Lula e o seu prestígio nos diferentes veículos de comunicação do País”.


Lula Palomanes - Desenhos
Abertura dia 23 de julho, terça-feira, às 19h
Visitação de 24 de julho a 1º de setembro de 2013
Terça a sábado, das 13h30min às 18h30min
Domingos e feriados, das 14h às 18h30min
Entrada Franca

Confira o trabalho de Lula Palomanes no site: http://lulapalomanes.blogspot.com.br/.

Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230. Centro Histórico. Porto Alegre.
Fone (51) 3227 5196

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui