quarta-feira, 10 de julho de 2013

MÚSICA: Concertos e aulas marcam o mês dos jovens instrumentistas


A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) está com a agenda lotada neste mês de julho. A maratona começa neste dia 10, com o concerto no XV Encontro de Violoncelos de Porto Alegre.  Dia 23, os jovens participam no Pão dos Pobres da aula inaugural do Curso de Aprendizagem em Músico Intérprete Instrumentista. E finaliza no dia 31, com a apresentação da temporada Banrisul 2013 na Casa de Cultura Mario Quintana.

A apresentação da OJRS no Encontro de Violoncelos será nesta quarta (10) às 20h, no Auditório do Goethe. No programa obras de Villa-Lobos, Pachelbel, Piazzolla e Vivaldi, com destaque para os solos de violinos de Matias de Oliveira Pinto e Hans Twitchell.

Além da música, a partir deste mês os jovens da OJRS terão noções de disciplina, ética, visão, cidadania, saúde, higiene, convivência, sexualidade e empreendedorismo, entre outros temas. O curso de aprendizagem voltado para área cultural em orquestra foi criado através de uma parceria da OJRS com a Fundação Pão dos Pobres. É uma iniciativa pioneira no Estado e busca potencializar o talento dos jovens, desenvolver um processo cultural relacionado à música e estruturar o programa com a Lei da Aprendizagem. A Fundação entra com a parte pedagógica e participa com alguns professores, além de ceder espaço para as salas de aula.

E, dando prosseguimento aos concertos realizados sempre na última quarta-feira do mês, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, a OJRS encerra o mês fazendo o que mais gosta, música da melhor qualidade. O espetáculo do dia 31 de julho tem início às 20h, com entrada franca e regência do maestro Telmo Jaconi.

Sobre a OJRS:

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul é uma iniciativa que pretende formar músicos jovens de 10 a 16 anos, alunos de escolas das redes públicas de ensino, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Além da formação musical, os escolhidos para integrar o projeto recebem auxílio de R$ 190 mensais e os que possuem mais 14 anos têm carteira de trabalho assinada através de uma parceria com a Fundação Pão dos Pobres.

Através de um processo seletivo, que acontece por meio de entrevista e exercício de ritmo, serão escolhidos novos integrantes para o grupo ainda este ano. Estes passarão a frequentar Oficinas de Musicalização em diversas áreas. A seleção, por enquanto, vai ocorrer em escolas de Porto Alegre, de acordo com as regiões da cidade.

Que: Concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul no XV Encontro de Violoncelos de Porto Alegre
Quando: Quarta-feira, 10 de julho
Onde: Auditório do Goethe (Rua 24 de Outubro, 112)
Horário: 20h
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 8124-0208

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui