sexta-feira, 5 de julho de 2013

MÚSICA: Ecarta Musical apresenta quarteto de saxofones


Fotos: João Pedro da Rocha Santos

O Ecarta Musical, projeto da Fundação Ecarta, do sábado, 6 de julho, recebe o "Barlavento Quarteto de Saxofones", formado por Renato Luís Pereira dos Santos, Gustavo Arthur Müller, Vicente Raul Lenz e Marcos André Anschau. A proposta do show é a popularização desta formação instrumental, agregando a percussão de Pedro Steigleder Matzenbacher. Apresenta arranjos inéditos do cancioneiro do Rio Grande do Sul, que recebe significativa influência dos vizinhos portenhos, em ritmos como milonga e chamamé.
No repertório, uma mescla de tradição e contemporaneidade, com músicas como Taquito Militar (Mariano Mores), Milonga (Jorge Cardoso), Suíte Gaúcha (Lupicínio Rodrigues/Tito Madi/Simão Goldmann), Canto Alegretense (Bagre Fagundes), Trilogia do Anjo e Años de Soledad (Astor Piazzolla), Mercedita (Ramón Sixto Rios), Gaudêncio Sete Luas (Luiz Coronel e Marco Aurelio Vasconcellos), Amarraditos (Pedro Pérez & Margarida Durán), Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro) e Baile de Candeeiro (Os Mirins).

O Ecarta Musical acontece na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), às 18h. A entrada é franca.

BARLAVENTO QUARTETO DE SAXOFONES | Formado em 2005, a partir da reunião de um grupo de saxofonistas com o objetivo de realizar prática instrumental e pesquisa de repertório para quarteto de saxofones. Barlavento significa a direção de onde sopra o vento que infla as velas. Levado por este sopro, o quarteto busca aprimorar sua execução e interpretação, mantendo o constante o cuidado com afinação, timbre e sonoridade. Tem forte influência da música latina e, embora privilegie a sonoridade brasileira, apresenta uma proposta estética que mescla ritmos nacionais, portenhos e caribenhos ao jazz.

OS MÚSICOS
Renato Luís Pereira Dos Santos | Sax barítono. Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em 2007, e pós-graduado em Educação Social. Estudou com os professores Amauri Yablonowski (RS), Luizinho Santos (RS), Rodrigo Capistrano (PR), Idriss Bodriouá (RJ), Daniel Bessnier (França) e Marcelo Piraíno (RS). De 1999 a 2009, integrou a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo como primeiro saxofone alto. Atuou como coordenador do naipe de madeiras e maestro auxiliar da Orquestra Cantares de Dois Irmãos/RS, entre 2000 e 2009. É professor de saxofone e clarinete na Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), coordenador do naipe de madeiras da Orquestra de Sopros de Ivoti/RS e docente na Faculdades EST, de São Leopoldo.

Gustavo Arthur Müller | Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos, com a flauta doce, o qual estudou até completar dez anos. A partir de então, passou a aprender saxofone, instrumento no qual encontrou sua vocação. Estudou com o professor Renato Santos, e tornou-se músico profissional aos 15 anos. Formou-se no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) – Faculdades EST de São Leopoldo, em 2007, com ênfase em saxofone.

Vicente Raul Lenz | Bacharel em Música pela UFRGS, com ênfase em saxofone, na classe do professor Amauri Iablonovski. Entre 2002 e 2008, foi saxofonista na Orquestra de Sopros Eintracht (Campo Bom/RS). Em 2006, passou a compor a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, na qual é líder de naipe desde 2011. Foi professor da escola de música Sol & Companhia (Novo Hamburgo/RS) durante 2008 e 2009, e a partir de 2012.

Marcos André Anschau | Graduado em Saxofone pela UFRGS, em 2009, na classe do professor Amauri Iablonovski. É membro do grupo de saxofones Confraria do Sax, fundado em 2002; da Banda Municipal de Campo Bom, desde 1998; e professor de saxofone em escolas de música.

Pedro Steigleder Matzenbacher | Músico e produtor musical e audiovisual. Já atuou em diversas áreas do audiovisual, principalmente com gravação e mixagem de áudio. É baterista, percussionista e pianista. Já tocou ao lado de grandes nomes do cenário regional, como Nei Lisboa, Frank Jorge e Serginho Moah. Atualmente, participa como produtor e baterista da banda Oh! e como percussionista do Barlavento Quarteto de Saxofones.


ECARTA MUSICAL
Barlavento Quarteto de Saxofones
Quando: 6 de julho | Sábado | 18h
Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui