segunda-feira, 9 de setembro de 2013

EXPOSIÇÃO: Museu do Trabalho recebe a “Invenção da Roda”, de Letícia Ramos

A artista leva um cenário de ficção científica retrô ao espaço a partir de setembro

Uma exposição questionadora e vintage habita o Museu do Trabalho a partir do dia 10 de setembro. Intitulada “Invenção da Roda”, a mostra conceitual é de Letícia Ramos, artista que usou as seguintes perguntas ‘versadas’ para criar este trabalho: Qual é o futuro das máquinas? Qual a função das imagens? Como preservar o movimento? Como parar o tempo?

Nesse contexto, a exposição exclama um tempo pretérito, analógico, em que as distâncias ainda eram percorridas por terra ou água, sem perder de vista o espírito empreendedor e visionário que habita cada invenção. Para ilustrar esse conceito, Letícia apresenta pela primeira vez um conjunto de fotografias, filmes e câmeras construídas por ela para diferentes projetos de sua trajetória. Entre eles estão um novo projeto de câmera de cinema - que parte de uma das máquinas do acervo do Museu do Trabalho -, e polaroides originais feitos no Ártico.

O trabalho de Letícia Ramos caracteriza-se por uma constante pesquisa sobre dispositivos fílmicos que resultam em câmeras desenvolvidas especificamente para cada história. E a partir dessas obras, a artista constrói um cenário de ficção científica retrô, com paisagens próprias dominadas por uma atmosfera nostálgica. No Museu do Trabalho, a curadoria da exposição está a cargo de Gabriela Motta e segue aberta ao público até o dia 27 de outubro.

Participante do “Islan Session - visitas a ilha”, da 9º Bienal do Mercosul, a artista desenvolve atualmente seu novo projeto de filme, livro e disco intitulado “Vostok", uma viagem ficcional a um lago pré-histórico submerso na Antártida. Seus trabalhos foram expostos em importantes mostras e galerias, como a Tate Modern, em Londres; 16º Videobrasil, em São Paulo; Laboratório de Arte Alameda, México; MIS, Paço das Artes, Fundação Vera Chaves Barcelos, Itaú Cultural, Paço Imperial, Centro Cultural São Paulo, La Bande Vídeo, MAM Salvador entre outros. Seu foco de investigação artística é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em vídeo e fotografia.

Mais informações: www.leticiaramos.com

Serviço
Abertura dia 10 de setembro, quinta-feira, às 19h30
A visitação é gratuita e acontece de 11 de setembro a 27 de outubro de 2013
Terça a sábado, das 13h30min às 18h30min
Domingos e feriados, das 14h às 18h30min

Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Centro Histórico – Porto Alegre
Fone (51) 3227 5196
Mais informações: www.museudotrabalho.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui