sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SAÚDE: Primeiro paciente que recebeu marca-passo diafragmático da América Latina recebe alta Hospital Moinhos de Vento

Portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, progressiva e incurável, Lucio Bello já voltou para casa, em Novo Hamburgo, cheio de planos 

O homem que recebeu o primeiro marca-passo diafragmático da América Latina, Lucio Bello, de 55 anos, recebeu alta hoje, ao meio-dia, no Hospital Moinhos de Vento, tendo sido operado na terça-feira dessa semana (24). O tratamento inovador está sendo conduzido pela dupla formada pelo neurologista Francisco Tellechea Rotta e cirurgião Richard Gurski. Bello, que é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) há seis anos, agora conta o auxílio da tecnologia capaz de evitar a atrofia e a perda de força do diafragma, amenizando sintomas da doença, que pode matar por parada respiratória.

“Estou feliz porque recebi uma segunda chance. Meu objetivo aproveitar muito essa fase e viajar pelo mundo lado da minha esposa e filhos”, disse, visivelmente emocionado, o novo-hamburguense, que se comunica com auxílio da esposa, Elisa Bello. Ambos querem que mais pessoas possam se beneficiar da técnica.

Segundo Rotta, muitos fatores conspiraram a favor do paciente para recebesse o pioneiro tratamento. O principal foi a força de vontade em manter-se saudável. “Nós avisamos que ele precisava estar bem para receber o marca-passo. E ele respondeu perfeitamente ao nosso pedido”, afirma o neurologista. “Sabemos que ainda temos que enfrentar as barreiras burocráticas, mas temos a esperança que exemplos como o de Bello ajudem a conscientizar as agências reguladoras da importância desse tipo de tratamento para as pessoas”, diz Gursky.

Estima-se que haja outros 600 pacientes com ELA no Rio Grande do Sul. No mundo, cerca de 900 pacientes já receberam o tratamento, cuja técnica, que começou a ser implantada em 2006, nos Estados Unidos, foi desenvolvida pelo médico Raymond Onders, da Case Western Reserve University. Atualmente, Hospital Moinhos de Vento conta com a única equipe na América Latina capacitada para realizar o implante cirúrgico.

Como funciona a cirurgia de marca-passo para portadores de ELA

O paciente portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) recebe um estimulador diafragmático, aparelho capaz de evitar a atrofia e perda de força do diafragma, graças a estímulos elétricos no ponto de contato entre o nervo e o músculo. Colocado por meio de videolaparoscopia, o ponto de implantação dos eletrodos é identificado através da observação da resposta do músculo à estimulação.

Como os sintomas de ELA resultam na perda de ativação de músculos voluntários -  envolvidos nos movimentos dos braços ou das pernas, músculos da respiração ou músculos responsáveis pela fala e pela deglutição - a cirurgia com marca-passo pode ajudar na manutenção da qualidade de vida do paciente à medida que a doença progride.

Na prática, o implante pode evitar a atrofia e perda de força do diafragma, amenizando os sintomas da doença, que pode matar por parada respiratória. Em média, a sobrevida na ELA é de três a quatro anos após o início dos sintomas.

Sobre o Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento, afiliou-se, recentemente, ao Johns Hopkins Medicine International, de Baltimore (Estados Unidos). A afiliação vai contribuir para a troca de conhecimentos e pesquisa entre os dois países e incluirá a implementação de programas inovadores de segurança do paciente e enfermagem, como o renomado CUSP (Comprehensive Unit-based Safety Program), criado pela Hopkins, que prevê o desenvolvimento universal de práticas de segurança a partir de unidades específicas. 

As duas instituições irão ainda explorar oportunidades para estabelecer um Centro de Pesquisa que apoiará especialistas brasileiros no desenvolvimento de estudos e pesquisas e facilitará o intercâmbio de informações entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui