segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EVENTO: O Palácio de Alhambra e o esplendor do reino de Granada


Na metade do século XIII, com o avanço da Reconquista castelhana, as lideranças do antigo al Andalus (nome dado à península Ibérica pelos conquistadores islâmicos do século VIII) foram incorporadas aos domínios cristãos ou atravessaram o Mediterrâneo para se instalar no Magreb (região noroeste da África). Restou a cidade de Granada, onde sultões deram continuidade às tradições islâmicas e construíram o suntuoso palácio de Alhambra, considerado obra prima da arquitetura hispano-muçulmana.

No Almoço Clio do dia 23 de outubro, o professor José Rivair Macedo reconstituirá o cenário histórico da existência de Granada, recuperando traços essenciais de sua história através da análise do significado de seu patrimônio arquitetônico, literário e científico, marcos da presença muçulmana na Europa mediterrânica. Esta atividade faz parte do programa ClioTur Passagens do Mediterrâneo, que parte em fevereiro de 2014.

O almoço inicia às 12h20 e terá gastronomia dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Ao longo da palestra, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. 

Os ingressos podem ser adquiridos na página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 70 (almoço e palestra) e R$ 30 (palestra). Reservas e cancelamentos até a véspera do almoço, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa.

José Rivair Macedo
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa em 2001. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do CNPQ e sócio-fundador da Associação Brasileira de Estudos Medievais. É também membro do Conselho editorial das revistas Signum (ABREM), Brathair: revista de estudos celtas e germânicos, Politéia (Vitória da Conquista) e Aulas (Campinas).  Sua experiência é na área de História, com ênfase em História Medieval, estudando, principalmente, os seguintes temas: cultura medieval, religiosidade cristã, imaginário medieval. José Rivair Macedo é autor de diversos livros e artigos acadêmicos, entre os quais: Riso, cultura e sociedade na Idade Média (EUFRGS/Ed. Unesp, 2000); Heresia, cruzada e Inquisição na França Medieval (EDIPUCRS, 2000); Os estudos medievais no Brasil: catálogo de teses e dissertações (EDUFRGS, 2003); Movimentos populares na Idade Média(Ed. Moderna, 2002).

Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009, é chef e sóciaproprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Almoços Clio
Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, literatura, história, artes visuais, teatro, arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Inicia às 12h20 e termina às 13h40.

Almoço Clio
O Palácio de Alhambra e o esplendor do reino de Granada
Com José Rivair Macedo
Dia 23 de outubro, quarta-feira, das 12h20 às 13h40
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui