quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MODA: Nova coleção de tricô celebra os dois anos da Flores de Lima


Ateliê de tricô artesanal da artista plástica Renata Lima Moreira apresenta coleção especial de primavera/verão

Na primavera de 2011, a artista plástica Renata Lima Moreira decidiu mudar de vida. Após alguns anos atuando fora de sua área de formação, Renata mergulhou nas referências familiares e criou a Flores de Lima, um ateliê de tricô artesanal. “A lembrança mais antiga que tenho de infância é da minha mãe fazendo tricô. No verão e no inverno, agulhas, lãs e linhas estavam sempre presentes”, contou. E foi num retorno a essa tradição familiar que ela largou tudo e encarou o mundo do empreendedorismo.

Para marcar os dois primeiros anos da nova jornada, Renata lança a coleção primavera/verão da Flores de Lima. Segundo a estilista, as novas peças trazem como marca cores vibrantes e muita transparência. “Optei por trabalhar com fios de todas as cores, como rosa, azul, verde, vermelho e marinho. As peças são bem leves, porque isso é fundamental para encarar o nosso calor. Também abusei das transparências, usando os recursos da máquina, brincando com as agulhas na presença e na ausência delas”, explicou. O resultado são roupas soltas, com movimento, confortáveis e fresquinhas. Tudo produzido com fios leves e um toque gelado e sedoso. “Sempre penso peças que valorizem o conforto. As mulheres encaram um dia a dia cheio, com compromissos pessoais e profissionais durante todo o dia. As roupas têm de acompanhar esse ritmo, e isso exige praticidade”, disse a artista.

Exclusividade – Sempre atenta ao que o munda da moda apresenta, mas respeitando a essência do tricô, Renata produz peças exclusivas. São blusas, saias, vestidos, casacos, mantas, golas, tudo feito de forma artesanal. “O processo de criação é intenso e permanente. Não consigo ver um filme ou uma novela sem cuidar o figurino. Não vejo mais uma revista de decoração sem estar atenta às cores. Tudo influencia no meu trabalho. E as referências surgem principalmente do Brasil e um pouco da Europa”, falou. Para a artista, a intuição é outra parte fundamental da criação. “Gosto de experimentar, de misturar fios. Se algo dá errado na máquina, vira um novo ponto, uma nova forma de tricotar. Assim vão surgindo novidades e vou reagindo ao que a máquina me dá”.

A Flores de Lima tem, assim, construído um caminho com o objetivo de levar às pessoas um tricô artesanal e sofisticado, seguindo na contramão do Fast Fashion. “Brinco que a gente está na onda do Slow Food, então, trouxe isso para moda: decidi fazer uma Slow Fashion”.

Empreendedorismo e realização – Ousar e mudar de rumo é uma decisão difícil. Dados da economia brasileira, porém, apontam para o crescimento cada vez maior do número de empreendedores, em especial das empreendedoras. E foi a busca pela realização profissional e pessoal que guiou Renata. “Sempre foi um sonho ter meu próprio empreendimento. Sou formada em Artes Plásticas pela UFSM e, durante anos, fiquei longe do processo criativo. A falta foi ficando cada vez maior e achei que era tempo de mudar. Juntei a tradição familiar à minha formação e criei a Flores de Lima”, explicou. “Confesso que é um caminho difícil. Aprender tudo na prática, buscar alternativas, produzir, vender, pesquisar... O mercado para esse tipo de produto ainda é pequeno. Mas vejo, nesses dois anos, uma boa evolução do mercado. E Porto Alegre tem grande potencial para mais pessoas trabalharem com esse tipo de moda. Se buscamos cada vez mais um diferencial em tudo o que fazemos, a moda também tem de refletir isso”, destacou Renata.

Peças da Flores de Lima podem ser encontradas nas lojas Tags e Arte a Parte (loja colaborativa), na loja virtual Dress It e no site www.floresdelima.com.br.

Assista a um breve vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UohlK_XHP5c

Fotos: Guilherme Ribeiro | Moda com bula
Modelo: Mariana Pesenti
Make up: Tatiana Gasparetto
Produção: Renata Lima Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui