quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ARTE: Galeria Tina Zappoli comemora seu 32º ano com a abertura da sala Dezembro, dentro da mostra Um Novo Horizonte


E ainda dentro das comemorações, acontece a já tradicional Ação de Natal, com obras de Marinho Neto rifadas em prol do Educandário São João Batista e da Aldeia da Fraternidade

A partir do dia 05 de dezembro o público poderá apreciar uma coleção de dez fotos digitais, todas impressas em alumínio, da produção atual do artista Marinho Neto. Localizadas na sala especial Dezembro da Galeria Tina Zappoli, que já hospeda a exposição coletiva Um Novo Horizonte, as mostras comemoram o 32º aniversário do espaço e ficam em cartaz até o dia 24 de dezembro.

Pelo quarto ano seguido a Galeria promove a Ação de Natal por ocasião de seu aniversário. Neste ano, na noite de abertura, serão rifadas duas fotos de Marinho Neto, e toda a verba arrecadada com a Rifa Solidária beneficiará o Educandário São João Batista e a Aldeia da Fraternidade.

A sala Dezembro não apresenta temática, pois a linguagem do fotógrafo não se atém a um único viés. 
Marinho passeia por várias realidades concomitantemente, sempre buscando um escape para o visível e indo além. Segundo Eduardo Teixeira de Carvalho, Professor da Universidade Federal da Bahia, a obra do artista leva ao espectador o mundo da representação. As pessoas são sempre capturadas pelas estratificações de saberes e poderes hegemônicos, e a obra de Marinho abre espaço para novidades, afetos e novas percepções.

Natural de Aracaju, Marinho esteve presente em movimentos culturais brasileiros nas décadas de 70 e 80. Chegando à capital gaúcha em meados dos anos 80, manteve contato com artistas como Iberê Camargo, Xico Stockinger e o grande artista argentino Alberto Cedrón. As obras de Marinho Neto equalizam várias linguagens digitais, criando um espaço contemporâneo e sem fronteiras para a fotografia. Suas fotos estão em coleções particulares de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Aracaju, e em sua trajetória estão participações em importantes Mostras na Funarte (RJ), no Museu da Imagem e do Som/MIS (SP), na exposição "Novos Caminhos da Arte Fantástica" (BA) e em uma coletiva com artistas baianos no Teatro Castro Alves. Atualmente, um trabalho seu é capa da última edição da Revista WebMosaica do Instituto Marc Chagal.

Serviço:
Sala especial Dezembro com Rifa Solidária na Galeria Tina Zappoli
Rua Paulino Teixeira 35, Bairro Rio Branco
Abertura 05 de dezembro, às 19h
Exposição de 06 de dezembro a 24 de dezembro de 2013
Visitação gratuita: de segunda à sexta, das 10h30min às 12h – das 14h às 19h00min     
Sábados das 10h às 13h

Exposição Um Novo Horizonte 
Em cartaz até 24 de dezembro de 2013
Visitação de segunda à sexta, das 10h30 às 12h – das 14h às 19h
Sábados das 10h às 13h
Entrada franca

Mais informações:
www.brasilartegaleria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui