sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

EVENTO: Renato Borghetti se apresenta no Natal da Transformação, em Canoas, dia 07 de dezembro


O espetáculo faz parte de uma série de shows oferecidos pelo projeto da Prefeitura de Canoas aos canoenses e visitantes

Canoas está dando um show neste fim de ano! Seu Natal da Transformação acertou em cheio ao oferecer qualificação profissional a cem mulheres, provenientes de comunidades em situação de vulnerabilidade, que são as responsáveis pela linda decoração natalina da cidade. Também deu show ao dar seguimento a este projeto da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação com a criação de uma associação ou cooperativa que irá incentivar o processo de transformação da realidade sócio econômica dos envolvidos, tornando-os protagonistas sociais empreendedores, capazes de garantir maior autonomia financeira. E pra comemorar esse sucesso, oferece uma intensa programação à população, com espetáculos como Bibi Ferreira em Concerto de Natal (dia 8, domingo, 20h), Godspell – a esperança, em Canoas (estreia dia 13, sexta-feira) e Renato Borghetti (dia 07 de dezembro, às 18h, no Parque Capão do Corvo).

Neste show comemorativo, o gaiteiro interpreta seus maiores sucessos acompanhado de Arthur Bonilla no violão sete cordas, Kako Pacheco na percussão e Chico Saratt na voz e violão. São temas instrumentais e também músicas interpretadas na voz de Chico Saratt que proporcionarão ao público presente uma panorâmica de ritmos e composições que marcaram estes últimos 25 anos no cenário da música regional do Rio Grande do Sul. No repertório destacam-se Cambicho em Alegrete, Mal dormido, Gritedo, Telmo de Lima Freitas e Emily, todas de Borghetti, e ainda Negrinho do Pastoreio, de Barbosa Lessa, Sétima do Pontal, de Borghetti e Harvey Marques e Milonga para as Missões, de Gilberto Monteiro, entre outros sucessos.

Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional. Turnês europeias são uma constante na vida do gaiteiro, que passa com frequência por cidades italianas e marca presença em festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. No verão europeu, as apresentações são na maioria ao ar livre, para milhares de pessoas, mas também toca em teatros, clubes de jazz, casas noturnas e centros culturais daqueles países e de outros, como França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça. O instrumental de Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion. Mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé, não causa nenhum estranhamento. Até pelo contrário: “A sonoridade do acordeon é familiar para o público europeu, e como partimos de nossas raízes para uma música mais elaborada, uma coisa mais jazzística, a aceitação é total. São normalmente shows longos, não saímos sem fazer diversos bis”, afirma o gaiteiro.

As formações do grupo se alternam entre duos, quartetos, quintetos e sextetos, com músicos reconhecidos no cenário brasileiro, como Daniel Sá, Pedrinho Figueiredo, Vitor Peixoto, Arthur Bonilla, Ricardo Baumgarten, Caco Pacheco e Marquinhos Fê. Recentemente, a sala de grandes janelas da casa de campo dos Borghetti, à beira do Guaíba, em Barra do Ribeiro, foi transformada em estúdio de gravação para o DVD “Fandango!”, trabalho que mostra um Renato em meio a paisagens do Rio Grande, contando sua história desde o inicio, surpreendentemente falante. Neste registro, ele resolveu fazer o caminho inverso, levando para o ambiente rural a mais moderna tecnologia, com direção de Rene Goya Filho. O DVD é o primeiro produzido no Rio Grande do Sul no formato HD.

Suas primeiras apresentações no exterior foram em 1998, em Portugal e na França. Já a primeira viagem internacional foi em 1990, para shows no S.O.B.´s, de Nova York. Em 1995, estreou no Uruguai e na Argentina. Em 1999, voltou a França. No ano seguinte, de novo Portugal, França e o inicio do idílio com o público austríaco. A partir daí, dezenas de carimbos de passaporte: Viena, Innsbruck, Linz, Paris, Toulon, Berlin, Munique, Bremen, Budapeste, Lisboa, Praga, Florença, Padova, Lubliana, etc. Nos EUA foram duas vezes em 2006, uma delas no Festival do Acordeon de San Antonio, no Texas. Borghetti é cada vez mais atração internacional também em festivais do instrumento, ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. Em 2014, comemora seus 30 anos de carreira, iniciados a partir daquele álbum que, vendendo mais de 100 mil cópias, ganhou o primeiro Disco de Ouro da musica instrumental brasileira. Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

Renato Borghetti no Natal da Transformação
Dia 07 de dezembro, às 18h
No Parque Capão do Corvo - Rua Dona Rafaela, s/n° - Vila Rosa. Canoas
Entrada franca

Natal da Transformação – em Canoas
Até 06 de janeiro de 2014
Todas as apresentações tem entrada franca

Saiba mais no site da Prefeitura de Canoas: http://www.canoas.rs.gov.br/site/home/index

Uma realização da Prefeitura Municipal de Canoas - Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação
Secretaria Municipal da Cultura

Patrocínio master – Multiplan
Patrocínio - Cassol, Vonpar e Corsan
Co-patrocínio - Revita, Bagergs, Goldsztein e Melnick Even

Apoio cultural - Celulose Rio-Grandense e Aparecida Transportes
Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui