terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CULTURA: A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz lança livro e documentário sobre seu processo de criação dia 29 de janeiro

O grupo compartilha as memórias de sua trajetória em livro organizado por Paulo Flores e Tânia Farias e em filme dirigido por Pedro Isaias Lucas

Uma trajetória de 35 anos que inclui peças de teatro, intervenções urbanas e processos criativos vibrantes e ricos faz do Ói Nóis Aqui Traveiz um dos grupos de teatro mais representativos do sul do Brasil. Para mostrar um pouco do processo de criação e da vivência artística que move esse coletivo, Paulo Flores – um dos fundadores do grupo - e Tânia Farias organizaram o livro “Ói Nóis Aqui Traveiz Poéticas de Ousadia e Ruptura” que registra a trajetória da Tribo a partir de uma pesquisa histórica com críticas, materiais jornalísticos e um rico acervo de imagens fotográficas. Este livro constitui um documento vivo que se inscreve no processo de preservação cultural brasileiro, uma vez que compartilha o acervo do grupo, sua proposta estética e política desenvolvida desde sua fundação, nos anos 70.

A publicação disponibiliza registros memoráveis de espetáculos como Fim de Partida, Ostal, Hamlet Máquina, A Missão - Lembrança de Uma Revolução dentre outros, assim como os espetáculos que tomaram as ruas da cidade, entre eles “A História do Homem que Lutou sem Conhecer o seu Grande Inimigo” até o mais recente espetáculo de rua “O Amargo Santo da Purificação”. O selo Ói Nóis na Memória engloba uma coleção de livros, dvd’s e revistas que registram a trajetória da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Taveiz e do teatro gaúcho.

O documentário “Raízes do Teatro”, realizado em parceria com a Artéria Filmes e dirigido por Pedro Isaias Lucas, apresenta um dos principais eixos do trabalho de criação do grupo. O título do documentário é o nome do projeto criado pelo Ói Nóis Aqui Traveiz em 1987 para sistematizar o estudo das origens ritualísticas do teatro. A principal característica dessa metodologia é o tratamento especial dado aos mitos. Fazem parte deste projeto os espetáculos Antígona, Ritos de Paixão e Morte (1990), Missa para Atores e Público sobre a Paixão e o Nascimento do Dr. Fausto de Acordo com o Espírito de Nosso Tempo (1994), Aos Que Virão Depois de Nós – Kassandra in Process (2002) e Medeia Vozes (2013).

No dia do lançamento, além da exibição do documentário e lançamento do livro, o público poderá prestigiar um pequeno show de músicas que fizeram parte dos espetáculos da história do Ói Nóis Aqui Traveiz. O show conta com a presença de artistas e músicos convidados e com atuadores da Tribo. A entrada é franca.

Ói Nóis Aqui Traveiz Poéticas de Ousadia e Ruptura – lançamento do livro
Raízes do Teatro – lançamento do documentário
Dia 29 de janeiro de 2014, às 20h
Na Terreira da Tribo – Rua Santos Dumont, 1186. Bairro São Geraldo. Porto Alegre
Entrada Franca

Ambos os projetos tiveram financiamento da Secretaria do Estado da Cultura / RS
Apoio: BD Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui