segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CULTURA: O Museu do Trabalho cuida dos últimos acertos para fechar a sua agenda da temporada 2014, que tem início em março


Na sala de exposições destaque para as mostras da ilustradora Mariza Dias Costa (em março) e do artista plástico Jailton Moreira (em maio)

Um dos grandes nomes da ilustração brasileira, Mariza Dias abre a agenda do Museu do Trabalho dia 19 de março. A artista é referência em sua arte e nos anos 70 colaborou com o Pasquim, onde conviveu com cartunistas como Jaguar, Fortuna e Ziraldo. Conheceu também aquele que seria o seu maior parceiro no jornalismo: Paulo Francis. Essa parceria fez história nas páginas de quartas e sábados na Ilustrada, suplemento cultural da Folha de São Paulo, onde Francis escrevia metade da página e a outra metade era ocupada por um desenho inacreditavelmente vigoroso e explosivo de Mariza. Atualmente ilustra a coluna do Contardo Calligaris, também na Folha. Mariza, que vem a Porto Alegre para a abertura da exposição, aproveitará a ocasião para lançar e autografar seu mais recente livro “...e depois a maluca sou eu”.

Jailton Moreira volta a realizar uma individual em Porto Alegre, depois de 10 anos sem expor individualmente, de 17 de maio a 08 de junho. Junto com Elida Tessler, Jailton criou um dos espaços mais significativos da cidade, o Torreão – um lugar de reflexão e criação de arte contemporânea em Porto Alegre, que esteve ativo entre 1993/2009. Como artista participou de várias exposições individuais e coletivas com destaque para III e V Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Panorama de Arte Brasileira do MAM de São Paulo, em 2001, 2003 e 2005, “Tropicália – A Revolution in Brazilian Culture” – MAC de Chicago e Barbican Gallery de Londres (2005), V e X Salão Nacional de Artes Plásticas, FUNARTE/INAP, no Rio. Como curador destacam-se a participação no projeto Rumos Visuais Itaú Cultural (1999/2003), e a exposição Convivências – 10 Anos da Bolsa Iberê Camargo, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre (2010/2011).

No Consórcio de Gravuras de 2014 estão confirmadas as participações dos artistas Fernando Baril, Paulo Olszewski e Ubiratã Braga. E tem novidade neste ano: o Consórcio de Fotografias, que terá os mesmos moldes do já consagrado Consórcio de Gravuras. O público terá acesso a obras assinadas por nomes do porte de Jaqueline Joner, Fernando Schmitt e Leopoldo Plentz.

As informações e inscrições para os Consórcios podem ser feitas no www.museudotrabalho.org

Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230. Centro Histórico – Porto Alegre
Fone (51) 3227 5196

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui