segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO: Gustavo Spolidoro ministra curso na Fluxo


Cinema de um Homem Só vai abordar os processos de filmes realizados por uma única pessoa na história do cinema

De 10 a 13 de fevereiro, o cineasta Gustavo Spolidoro ministra o curso "Cinema de um homem Só", na Fluxo - Escola de Fotografia Expandida, em Porto Alegre. O curso pretende entender o processo de autores que realizam filmes sozinhos e instigar as possibilidades deste tipo de realização, seja ela documental, ficcional ou distinta de gêneros.

Segundo Spolidoro, o propósito é mostrar que todas as pessoas têm um potencial fílmico: "Em 1948, o teórico Alexandre Astruc previu que um dia as câmeras estariam no bolso direito das calças. Essa hora chegou. Hoje em dia, todo mundo tem uma câmera em seu celular. Cabe a nós tirá-las do bolso e fazer filmes", explica o cineasta. Por isso, o curso é destinado a cineastas, artistas visuais, fotógrafos e todos os interessados em produção cinematográfica.

O curso é teórico e pretende apresentar e analisar diversos filmes realizados por uma única pessoa, desde a pré-história do cinema até os dias de hoje, passando pela própria experiência do cineasta, que realizou um curta sozinho (Morro do Céu, 2009). Ficção, documentário, ensaio e novas formas narrativas e técnicas, estejam elas em diálogo com as artes visuais ou com o próprio cinema, serão abordados no curso. "A história mostra que a vontade da realização individual gerou grandes marcos do cinema mundial. De Robert Flaherty (Nanook, o esquimó), passando por Jean Rouch (Eu, um negro) e chegando a Agnès Varda (Os Catadores e eu). São muitos os exemplos de um cinema que transcende modelos e permite uma criação econômica, livre e subjetiva", afirma Spolidoro.

No curso, os alunos também irão conhecer vários exemplos brasileiros recentes de cineastas que utilizaram dispositivos de baixo custo e criatividade: em "Pacific", Marcelo Pedroso usou imagens que turistas fizeram em um cruzeiro. Em "Doméstica", Gabriel Mascaro deu câmeras a jovens e pediu que filmassem o cotidiano de suas empregadas domésticas por uma semana.  Em "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo", as imagens captadas por Karim Aïnouz e Marcelo Gomes como pesquisa para outros filmes, acabaram virando uma das mais belas obras do cinema nacional.

Sobre o professor

Gustavo Spolidoro é um premiado curta-metragista gaúcho, formado em comunicação pela PUC-RS. Seu primeiro longa metragem, Ainda Orangotangos, estreou no Festival do Rio em 2007. Filmado em vídeo digital de alta definição (HD), o filme é composto de um único plano-sequência, de 82 minutos. Seu primeiro curta-metragem, Velinhas (1998), também em um plano-sequência, ganhou os prêmios de melhor filme e melhor direção no 31º Festival de Brasília, melhor direção no 26º Festival de Gramado e foi exibido no panorama do 49º Festival de Berlim. Em 2000, dirigiu o curta Outros, mais uma vez em plano-sequência, que recebeu 14 prêmios, entre eles o de melhor curta brasileiro no Grande Prêmio de Cinema do Brasil em 2000. Fez mais 12 curtas para cinema e TV, entre eles, o Início do Fim (2005), selecionado em 2006 para os festivais de Sundance e Roterdã.

Foi produtor executivo de Cão sem Dono (2007), de Beto Brant. Desde 2005, é também um dos organizadores do festival Cine Esquema Novo. Foi sócio da produtora Clube Silêncio e atualmente é professor do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), na Faculdade de Comunicação Social, na PUC/RS, em Porto Alegre.

Serviço
Curso Cinema de um Homem Só
Ministrante: Gustavo Spolidoro
De 10 a 13 de fevereiro, das 19h30 às 22h30
Duração: 12 horas
Pré-requisito: nenhum
Valores das inscrições: R$ 315,00 até o dia 03/02 e R$ 350,00 após essa data.
Formas de pagamento: à vista, cheque, boleto ou cartões de débito e crédito, com parcelamentos.

Mais informações e roteiro do curso: http://escolafluxo.com.br/site/portfolio/o-cinema-de-um-homem-so/. No momento da matrícula, os participantes recebem uma lista de sugestões de filmes e leituras sobre o tema do curso.

Fluxo - Escola de Fotografia Expandida
Rua Tomaz Flores, 134 - Bom Fim - Porto Alegre
Telefone (51) 3095 1234
contato@escolafluxo.com.br
Instagram @escolafluxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui