terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

EMPRESAS: Alegar "falta de tempo" impede sucesso de empresários que buscam programas Qualidade

Análise das empresas participantes do Programa QComércio mostra que a centralização de tarefas é inimiga da gestão

A suposta "falta de tempo" para promover adaptações nos negócios tem sido o maior desafio dos empresários na busca pela Qualidade. A comprovação foi feita através da análise de empresas que buscam certificados no programa QComércio, coordenado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, com apoio do Sebrae/RS. Em 2013, apenas 38% das empresas que tentaram alcançar o certificado bronze foram aprovadas. O que o programa procura mostrar é que investindo em organização e planejamento de processos, se consegue economizar tempo.

O QComércio é um projeto muito amplo e que atende, na maioria das vezes, empresas que estão tendo o seu primeiro contato com um programa desse estilo. Por isso, a primeira ação dos consultores é apresentar o funcionamento da gestão de qualidade, que compreende desde a seleção de pessoas até o pós-venda. Durante esse processo, é possível notar dificuldades nas empresas que têm todas as suas ações e tarefas concentradas no proprietário, pois a centralização não permite envolvimento da equipe. Além disso, com o acúmulo de trabalho, não sobra tempo para adaptar os processos gerenciais.

Para a proprietária da escola de natação e academia Fazendo Onda, Estela Maris Meurer Heiderich, a persistência é fundamental para o sucesso da empresa na melhoria da gestão. A empresa, de Igrejinha, aderiu ao QComércio em 2012, e hoje tem o certificado Prata. A proprietária afirma que todos os funcionários devem estar com a mentalidade pronta para mudanças.

- Noto que muitas pessoas desistem de projetos como esse porque não investem o tempo necessário para fazer o processo funcionar e ver seus resultados. Com empenho, tenho certeza que toda a empresa vai evoluir ao ingressar em programas de qualidade - ressalta Estela.

A equipe de consultores do QComércio percebe que os líderes que investem mais tempo no projeto são os que conseguem os maiores índices nas avaliações. Essa dedicação mostra a vontade do empresário em absorver toda a experiência e qualidade técnica que é passada durante o programa. O aproveitamento da ferramenta Scopi também é fundamental para alcançar os objetivos do QComércio. O software permite a informatização e o planejamento estratégico da empresa, mas muitos participantes do programa não procuram tempo para trabalhar com a ferramenta. Esse é o motivo para 44% das desistências do projeto de qualidade, de acordo com a FCDL-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui