terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EMPRESAS: Espanha quer ampliar negócios com o Estado

Presidente da Federasul recebe o cônsul José Pablo Alzina de Aguilar para incrementar as relações comerciais

 Em encontro realizado na tarde de terça-feira, na Federasul, o Cônsul-geral da Espanha no Rio Grande do Sul, José Pablo Alzina de Aguilar, foi recebido pelo presidente da entidade, Ricardo Russowsky. O objetivo da visita foi a aproximação com a finalidade de promover transações comerciais num futuro próximo. Russowsky ressaltou que, apesar do Rio Grande do Sul manter fortes relações de negócios com os países do Mercosul, as portas para criar laços com países europeus estão abertas no que depender da Federasul.

“Sem dúvida há um grande potencial a ser explorado principalmente no setor do agronegócio (máquinas agrícolas) e educação. Também não podemos esquecer do turismo e hotelaria. A Federasul se sente confiante para contribuir com o desenvolvimento dessas relações, vamos fazer com que o Estado tenha cada vez mais interesse na Espanha”, afirmou o presidente, ressaltando que este ano a federação realiza a segunda edição do Prêmio Vencedores do Agronegócio – Troféu Três Porteiras – 2014.

Na prática, a ideia é que a aproximação com o consulado espanhol se dê por meio de eventos, seminários e reuniões periódicas com associados da entidade para divulgar o potencial da Espanha no mapa das relações econômicas e empresariais. “Há cerca de dois anos a Espanha retomou seu crescimento pós-crise e hoje o momento é altamente promissor para trocas comerciais entre os dois países. A única coisa que falta é a divulgação desse interesse”, revelou o cônsul, que está há sete meses no cargo e é natural de Madri. Segundo ele, entre os produtos de maior interesse estão os agrícolas e de infraestrutura.

As relações comerciais entre Brasil e Espanha são dinâmicas. Em 2011 os negócios somaram U$ 8 bilhões. Até novembro de 2012, o comércio bilateral foi pautado pelas exportações brasileiras de bens e serviços equivalentes a US$ 3,1 bilhões enquanto as vendas da Espanha para o mercado brasileiro somaram US$ 2,9 bilhões.

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