quarta-feira, 12 de março de 2014

EVENTO: Paisagens da Catalunha


Constituída entre os Pirineus e o Mediterrâneo, a Catalunha reúne uma diversidade geográfica que, através dos tempos, constitui cenários e patrimônios desde a presença romana, chegando ao apogeu no Modernismo Catalão do início do século XX. Neste Almoço Clio do dia 12 de março, Tiago Halewicz, guia da expedição ClioTur Catalunha, revela paisagens naturais e culturais do sul ao norte da região.

O almoço inicia às 12h20 e terá gastronomia dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Como entrada será servido um pão tostado com tomate e berinjela assados e queijo de cabra, o prato principal será arroz com peixe branco, cogumelos e pimentões e como sobremesa, torta de figo com amêndoa. 

Os ingressos podem ser adquiridos na página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 80 (almoço e palestra) e R$ 40 (palestra). Reservas e cancelamentos até a véspera do almoço, às 18h, pelo (51) 3254-7200. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa.

Tiago Halewicz
Pianista, graduou-se em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aos cuidados da professora Maly Weisenblun Guerchfeld. Atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa.

Foi na classe da pianista Maria Szraiber na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia que despertou seu interesse pela cultura polonesa. Assim, a título de pesquisa de pós-graduação, debruçou-se sobre a obra do compositor Karol Szymanowski. Desde então, o repertório dos compositores poloneses faz parte de seus programas de concerto.

Halewicz mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil.

No StudioClio, em Porto Alegre, Tiago Halewicz é curador do projeto Memória Cultural Polonesa, ciclo de atividades patrocinado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. 

Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009, é chef e sóciaproprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Almoços Clio
Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, literatura, história, artes visuais, teatro, arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Inicia às 12h20 e termina às 13h40.

Almoço Clio
Paisagens da Catalunha
Com Tiago Halewicz
Dia 12 de março, às 12h20  às 13h40
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui