terça-feira, 25 de março de 2014

MÚSICA: Uma homenagem à eterna cantora de choro Ademilde Fonseca chega aos palcos da capital

O show Choro em Flor, em única apresentação, acontece dia 25 de março no Teatro Renascença

O projeto Choro em Flor faz um resgate da obra da cantora potiguar Ademilde Fonseca, conhecida como a “rainha do choro” e considerada a maior intérprete de choro cantado. Ademilde ganhou popularidade no início dos anos 40 e inovou a música brasileira ao introduzir voz ao chorinho, gênero que até então era estritamente instrumental. O show será apresentado em Porto Alegre no dia 25 de março, no Teatro Renascença e os ingressos antecipados já estão à venda na Livraria Bamboletras, no Shopping Nova Olaria.

O projeto surgiu a partir da pesquisa realizada dentro das oficinas de choro e samba ministradas pelo Professor Luiz Machado e apresenta parte do legado da cantora, que conta com 58 discos gravados. O grupo apresenta também os principais acontecimentos da carreira de Ademilde Fonseca em forma de narrativa, durante sua trajetória entre 1942 e 2012. No palco, alguns clássicos do repertório da cantora, reunindo temas de Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, entre outros grandes compositores do gênero, e conta com arranjos concebidos por Luiz Machado, fundador do Grupo Reminiscências, orientador dos integrantes do Grupo Choro em Flor e de muitos instrumentistas de destaque na cena nacional.

O grupo inclui as cantoras Bhia Tabert e Paula Dellazzana acompanhadas por um regional similar ao período áureo do rádio: Guilherme Falcão, no violão 7 cordas, Daniela Eloy no bandolim, Daniel Haddad no cavaquinho e Maicon Ouriques, na percussão. Em 2013 apresentou no Santander Cultural o show “Mulheres no Choro – Uma Homenagem a Ademilde Fonseca”. Este mesmo espetáculo passou por outros palcos da cidade, como o Auditório Luis Cosme da Casa de Cultura de Porto Alegre e o Foyer Nobre do Teatro São Pedro. Os planos para o futuro breve incluem apresentações pelas casas de shows da capital durante o ano de 2014.

Sobre os artistas:

Paula Dellazzana (voz), cantora, integrou o Grupo Coro dos Contrários, com direção de Ernani Poeta, participando de montagens como a Ópera do Malandro. Participa das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural, coordenadas por Luiz Machado, desde 2009. Estuda canto com a professora Lúcia Passos (São Leopoldo/RS) e violão com o professor Luiz Machado. Atualmente está cursando Canto Popular, na UNICAMP.

Bhia Tabert (voz), cantora e compositora, participou do Movimento Coral Unisinos e integrou o grupo Expresso 25 (Prêmio Açorianos de Música 2005), com direção de Pablo Trindade. A cantora participou também do 12º Festival de Música de Porto Alegre com a canção de sua autoria “Menininha”. Desde 2008 participa da oficina de samba e choro do Santander Cultural, ministrada pelo professor Luiz Machado. Atualmente está cursando Licenciatura em Música na UERGS.

Guilherme Falcão (violão 7 cordas), instrumentista, toca violão de 6 e 7 cordas, bandolim e cavaquinho. Atua em diversos grupos de samba e choro na cidade de Porto Alegre. Participa das oficinas de choro do Santander Cultural desde 2006. Atualmente está cursando Licenciatura em Música na UFRGS e é professor na Escola de Música Sol Maior.

Daniel Haddad (cavaquinho), instrumentista, participa das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural coordenadas pelo Professor Luiz Machado há 04 anos. Participou do Festival de Choro em 2010 ministrado pelos professores da Escola Portátil do Rio de Janeiro e do Festival de Música de Pelotas em 2012 com ênfase em bandolim solo e cavaquinho centro. Atualmente atua como cavaco centro em grupos musicais de samba e choro.

Daniela Eloy (bandolim), instrumentista, começou sua formação no Projeto Prelúdio. Participou de grupos da nova geração do choro em Porto Alegre, como o grupo D'Improviso e integra o grupo Chorando às Pampas. Participou do Festival Nacional do Choro tendo aulas de bandolim com Pedro Amorim e com os demais professores da Escola Portátil do RJ. Dividiu o palco com os cantores Paulo Goia, Thaíse Machado e Monica Tomasi e fez a abertura do show de Deo Rian. Em 2010 produziu e atuou como bandolinista no grupo Carvão e Giz.

Maicon Ouriques (percussão), percussionista, participou das oficinas de cavaquinho da escola Imperadores do Samba e participa das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural coordenadas pelo Professor Luiz Machado desde 2011. Atualmente estuda percussão com Luiz Machado e atua como percussionista de diversos grupos de samba e choro da região.


Programa
Brasileirinho (Waldir Azevedo/ Pereira da Costa)
Teco Teco (Milton Villela/Pereira da Costa)
O que vier eu traço (Alvaiade/ Zé Maria)
Doce de Coco (Jacob do Bandolim/Hermínio Belo de Carvalho)
Odeon (Ernesto Nazareth/ Vinícius de Moraes)
Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo/Miguel Lima)
Lamento (Pixinguinha/Vinícius de Moraes)
Rosa (Pixinguinha/Otávio de Souza)
Carinhoso (Pixinguinha/João de Barro)
Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu/Eurico Barreiros)

Ficha técnica:
Concepção: Paula Dellazzana, Bhia Tabert e Daniela Eloy
Seleção de repertório: Paula Dellazzana e Bhia Tabert
Direção musical: Choro em flor
Arranjos: Luiz Machado
Músicos: Paula Dellazzana (voz) , Bhia Tabert (voz) , Daniel Haddad (cavaquinho) , Daniela Eloy (bandolim) , Guilherme Falcão (violão 7 cordas), Maicon Ouriques (percussão)
Pesquisa e textos: Daniela Eloy e Paula Dellazzana
Técnico de som: Clauber Scholles
Iluminação: Carlos Azevedo
Cenografia: Choro em Flor
Figurino:  Déh Dullius
Fotos: Juliana Lovato, Giuliano Lucas e Livia Tabert
Arte: Diego Brasil
Produção: Choro em Flor
Apoio: Livraria Bamboletras


Serviço:
Grupo Choro em Flor – Homenagem a Ademilde Fonseca
Dia 25 de março às 21h
Teatro Renascença – Av. Erico Verissimo, 307
Ingresso: 30 reais com 50% para clube do assinante, estudantes e idosos
Antecipados a 25 reais na Livraria Bamboletras - Rua General Lima e Silva, 776 - Loja 03 - Shopping Nova Olaria Centro Histórico.  Porto Alegre. Fone: 3221-8764

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui