segunda-feira, 14 de abril de 2014

ARTE: Era uma vez um conto de fadas inclusivo é a nova exposição do projeto Arte no Pátio


Na terça-feira, 15 de abril, a Ivo Rizzo apresenta a primeira exposição de 2014 do projeto Arte no Pátio. Neste dia, a partir das 19h, o Pátio Ivo Rizzo receberá 11 banners com ilustrações e personagens da coleção Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo, com textos e ilustrações do fisioterapeuta Cristiano Refosco e edição de arte e design gráfico do artista Leandro Selister.

A proposta da coleção é inovadora e tem foco na educação inclusiva: são 11 livros infantis inspirados nos clássicos contos de fadas em uma versão onde os personagens principais possuem algum tipo de deficiência, como a Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha, a Branca Cega de Neve e o Pinóquio das Muletinhas (veja abaixo a lista completa dos títulos). A exposição trará os desenhos feitos por Refosco para ilustrar os livros. 

O objetivo principal da equipe envolvida no projeto da coleção e da exposição é que elas se tornem um instrumento de apoio no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência, fomentando a utilização dos livros tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar, e incentivando a visita à exposição. “Pretendemos que a coleção seja uma forma de disseminar a cultura da acessibilidade. Essa consciência deve ser despertada desde a infância”, sustenta o autor Cristiano Refosco, que há 13 anos atua no atendimento de crianças com deficiência e teve na sua rotina a inspiração para escrever e ilustrar a coleção.

Dados do IBGE de 2010 apontam que o número de indivíduos com algum tipo de deficiência física ou intelectual supera 20% da população brasileira, o que representa cerca de 45 milhões de pessoas. No Rio Grande do Sul, são 2,5 milhões de cidadãos nessa condição. Vale ressaltar que o termo “pessoas com deficiência” é o único que deve ser usado, conforme decisão da Organização das Nações Unidas, em 2008.

O projeto Arte no Pátio foi lançado em outubro de 2012 para comemorar os 60 anos da Ivo Rizzo. Até o momento, o local já recebeu cinco exposições: Coisas do Cotidiano, de Leandro Selister, Ciclovida, do grupo Prima Ideia, Horizonte Expandido, da dupla Clarisse Linhares e Mylene Rizzo, A Porto Alegre de Mario Quintana, da fotógrafa Liane Neves, e Linhas Urbanas, assinada pelo trio Diogenes Machado, Mateus Grimm e Renan Santos .  “Como as exposições acontecem no meio da rua, em contato com o dia a dia das pessoas e do bairro Moinhos de Vento, acreditamos que a arte está cumprindo o seu papel de transformar realidades”, afirma Renato Rizzo, diretor presidente da Ivo Rizzo.

O AUTOR:
Cristiano Toneto Refosco, nasceu em Santa Maria-RS, é fisioterapeuta e trabalha há 14 anos com crianças com deficiência. A coleção Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo é sua primeira experiência literária enquanto autor. Apesar de não ser ilustrador, ele optou por desenhar as suas histórias e mostrar o seu olhar sobre o universo das crianças com deficiência.

Títulos da coleção “Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo”:

- Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha (paraplegia)

- Branca Cega de Neve (cegueira)

- O Pequeno Polegar que não Conseguia Caminhar (paralisia cerebral)

- João sem Braços e o Pé de Feijão (malformação congênita)

- Pinóquio das Muletinhas (paralisia cerebral)

- O Segredo de Rapunzel (malformação congênita)

- Cócegas na Floresta – João e Maria (surdez)

- A Bela Amolecida (doença neuromuscular)

- Aladown e a Lâmpada Maravilhosa (síndrome de Down)

- Alice no País da Inclusão (autismo)

- Cinderela sem Pé (malformação congênita)

O QUÊ: coquetel de lançamento da exposição Era Uma Vez Um Conto de Fadas Inclusivo, de Cristiano Refosco. A mostra faz parte do projeto Arte no Pátio, iniciativa da Construtora e Incorporadora Ivo Rizzo.
QUANDO: terça-feira, 15 de abril, às 19h.
ONDE: Pátio Ivo Rizzo – Rua Félix da Cunha, 1215, esquina com a Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
QUANTO: entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui