sexta-feira, 4 de julho de 2014

CULTURA: OJRS abre o 16º Encontro de Violoncelos do RS

Foto: Droid Studio

Apresentação dos jovens instrumentistas será neste domingo com o melhor da música brasileira

Concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) neste domingo, no Teatro Bruno Kiefer, abre o 16º Encontro de Violoncelos do RS. O espetáculo, que tem início às 20h com entrada franca e faz parte da temporada Banrisul, conta com um repertório recheado de bossa nova, choro, samba, música gaúcha e canções populares.

“Queremos mostrar o que há de melhor na cultura musical do Brasil”, explica o maestro Telmo Jaconi, que organizou um repertório especial para a OJRS durante a Copa do Mundo.
Os instrumentistas irão apresentar Mourão, de Guerra-Peixe; Alegria Alegria, de Veloso; Canções Populares do Brasil nº 1, de Gnattali; Escorregando, de Nazareth; Assim dizia o poeta, de Toquinho e Vinicius; Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos; Danças Gaúchas, de Hülsberg; Céu, Sol, Sul, de Leonardo; Canto Alegretense, de Nico e Bagre Fagundes; Querência Amada, de Teixeirinha. E o grupo de percussão da OJRS mostra o talento brasileiro nesta área com Miniaturas Brasileiras (Sambinha Dodecafônico e Embolada), de Lacerda.
A 16ª edição do Encontro de Violoncelos do RS acontece em Porto Alegre de 6 a 14 de julho, em vários espaços culturais da cidade como Casa de Cultura Mario Quintana-CCMQ, Instituto de Artes da Ufrgs, Salão de Atos da Ufrgs e Theatro São Pedro. Entre as atividades estão concertos, recitais, palestras, oficinas e masterclasses.
 
Foto: Droid Studio
OJRS

O principal objetivo da instituição é fazer inclusão social através da música, formando músicos jovens de 10 a 16 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.
Através de um processo seletivo, que acontece por meio de entrevista e exercício de ritmo, a OJRS está permanentemente aceitando novos integrantes para o grupo. Estes passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista que, com duração de 2 anos, além do ensino da música, oferece conhecimentos   como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo. 
Além da formação musical, os integrantes recebem auxílio mensal e os que possuem mais 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria  com a Fundação  O Pão dos Pobres de Santo Antônio.
A OJRS se mantém através de incentivos da Lei Rouanet.
Que: Concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) abre o 16º Encontro de Violoncelos do RS



SERVIÇO:
Quando: Domingo, 06 de julho
Onde: Teatro Bruno Kiefer  - Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre )
Horário: 20h
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 8124-0208


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui