segunda-feira, 14 de julho de 2014

SAÚDE: Pediatras afastam risco de contaminação por poliomielite no Rio Grande do Sul



Polivírus encontrado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é um caso isolado e não representa risco à saúde da população

A informação de que foi encontrada circulação do polivírus selvagem tipo 1, um dos sorotipos que causam a poliomielite (pólio), deixou a população assustada. Porém, de acordo com a Sociedade de Pediatria do RS, não há motivo para pânico e não existe risco de contaminação pela doença, pelo menos por enquanto.

- A notícia preocupa pelo fato do vírus ter sido exterminado no país há alguns anos. Porém, não existe motivo para pânico. É um achado isolado. O risco está em pessoas que viajam para as regiões que sofrem com a doença no mundo, como alguns países da Ásia e da África. Com a Copa do Mundo, o vírus poder ter vindo com algum turista - afirma o membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do RS, Juarez Cunha.

O vírus foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. O Ministério da Saúde recomendou reforço com os cuidados. Viajantes que forem passar mais de quatro semanas em países da Ásia ou da África devem receber vacinação específica.

- É indispensável que a população esteja com a vacinação em dia. Assim, vamos manter a doença longe do Brasil. A amostra que foi encontrada ainda não representa algum risco, mas os pais devem ficar atentos aos sintomas de paralisia flácida - ressalta Juarez Cunha.

O pediatra alerta que, em casos de paralisia flácida, as crianças devem ser encaminhadas imediatamente ao hospital para investigar a origem do problema.

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui