quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CULTURA: Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul festeja 5 anos

Crédito: Marcos Castellan _ Droid Studio.

Dois concertos marcam a comemoração dos cinco anos da instituição que busca fazer a inclusão social através da música. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) se apresenta no próximo dia 27, às 20h, no Salão Nobre do Plaza São Rafael e, dia 28, às 16h, no Pão dos Pobres, ambos com entrada franca.  Estes fazem parte da temporada de concertos Banrisul.

No repertório: Divertimento Nº 3 em Fá Maior (Allegro - Andante – Rondó), de Mozart; Concerto para Vibrafone e Cordas (Adágio – Allegro), de Maggi – participação da solista Nicolly Demeneghe; Festa na Bahia, de Mignone; Quarteto de Percussão (Ritmo Bagatelo), de Amandi; A Truta (1º movimento – Allegro), de Schubert. E os alunos novos apresentam Gavotte, de Tartini; Judas Maccabaeus, de Händel e Minueto, de Bach.

O objetivo da instituição é formar músicos jovens de 10 a 16 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino. Através de um processo seletivo, que acontece por meio de entrevista e exercício de ritmo, a OJRS está permanentemente aceitando novos integrantes para o grupo, que passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista. Além do ensino da música, oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo. 

Os integrantes recebem auxílio mensal e os que tem mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria  com o Pão dos Pobres.

“Há muito que comemorar, hoje a OJRS faz parte do cenário cultural do estado”, comenta Telmo Jaconi. Segundo o maestro, o retorno maior é saber que estes jovens, além da aprendizagem da música, estão trilhando seu caminho profissional. Alguns alunos da orquestra já estão frequentando o curso de extensão da UFRGS e se preparando para o vestibular de música. Outros estão realizando trabalhos extras, fora da instituição, em diversas orquestras e eventos.
“Temos a consciência que a transformação da sociedade se dá através da participação e de oportunidades de desenvolvimento dos nossos jovens. A OJRS, durante esses cinco anos, vem contribuindo com novos horizontes e referências de vida para esses jovens”, completa Carla Zitto, diretora da OJRS.

Os instrumentistas, que já percorreram o Rio Grande do Sul em inúmeras apresentações, também foram aplaudidos no Teatro Solis, em Montevidéu, no Uruguai. Para Vivian Bertuol, gerente executiva da OJRS, isso é resultado de um trabalho diário intenso. “É gratificante poder ver a consolidação da orquestra como uma institutição reconhecida”, afirma.

A OJRS se mantém através de incentivos da Lei Rouanet.

SERVIÇO

Que: Concertos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul – comemoração de 5 anos
Quando e onde: Quarta-feira, 27 de agosto, às 20h, no Salão Nobre do Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514); Quinta-feira, 28 de agosto, às 16h, no Auditório do CATI, na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Rua da República, 801, Cidade Baixa) – Porto Alegre/ RS.
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 8124-0208

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui