sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GASTRONOMIA: 3º The Beer Hunter’s Day no Lagom



Sábado, 30 de agosto, é dia de levantar os copos e brindar a vida e obra de Michael Jackson. Não é o ídolo da música pop, mas sim um dos maiores nomes quando o assunto é cerveja. Pelo terceiro ano consecutivo, o Lagom faz uma homenagem ao homem que se tornou um mito no cenário cervejeiro. A unidade do Bom Fim (Rua Bento Figueiredo, 72) colocará à venda uma série limitada de cervejas - algumas delas raras e de lote reduzido (com apenas 10 litros). São cervejas maturadas por anos como a Barley Wine, amadurecida em barricas de madeira ou ainda estilos totalmente novos e que não estão disponíveis em outra data ou ponto de venda. Todas as bebidas são de produção própria ou de cervejarias convidadas especialmente para este dia. A festa começa às 18h e vai até a meia-noite. Vale a pena chegar cedo, pois as cervejas especiais terão estoque reduzido. A entrada é gratuita.

Michael Jackson é o maior especialista em bebidas de malte (cerveja e uísque). Ele começou a fazer sucesso na década de 70 e influenciou pessoas de todo o mundo. Jornalista por formação, tornou-se referência para os apreciadores de cerveja ao lançar o livro The World Guide to Beer em 1977, no qual avaliou 500 marcas clássicas. Também foi pioneiro ao criar diferenciações entre os estilos lager e ale, introduzindo termos como “fermentação baixa” e “fermentação alta”, hoje muito usados no mercado.


Traduzida para mais de 10 idiomas, a obra de Jackson incentivou a disseminação da cultura cervejeira nos Estados Unidos e a criação de inúmeras microcervejarias pelo país. O especialista – conhecido como The Beer Hunter graças ao programa de televisão homônimo apresentado por ele nos anos 80 – tratava a bebida como um elemento gastronômico e foi um dos grandes responsáveis pela valorização da cerveja artesanal. Jackson morreu em 2007, aos 56 anos, e deixou um legado de dezenas de livros, artigos e filmagens sobre a bebida.

Sobre seu nome ser homônimo ao do famoso cantor pop, Michael disse certa vez:
“Meu nome é mesmo Michael Jackson, mas eu não canto, não danço e não bebo Pepsi. Eu bebo cerveja. É disso que eu vivo. Viajo o mundo provando cervejas e escrevendo sobre aquelas que eu mais gosto. É um trabalho difícil, mas alguém precisa fazê-lo.”

AS CERVEJAS

Coffee Porter

Tradicional estilo britânico criado no século XV e que caiu no gosto dos trabalhadores portuários da Inglaterra. Tem como características seu corpo pleno, coloração marrom a marrom escura e sabor levemente caramelado e adocicado com presença marcada de lúpulo de sabor tipicamente inglês (floral e por vezes terroso). Nesta edição especial foram usados grãos de café no processo de maturação o que lhe conferiu aromas intensos que lembram café expresso, porém sem a característica adstringente da bebida. 5% ABV

Framboise - 6 meses de maturação

Receita clássica do Lagom com um especial tempo de maturação o que a deixa ainda mais seca e leve, apesar de seus potentes 8% de álcool. De coloração rosácea avermelhada, possui corpo muito leve e alto carbonatação, que somados ao corpo seco lhe conferem notas semelhantes ao espumante rosée brut. Intenso aroma e sabor de framboesas, resultado da alta utilização da fruta in natura na composição da receita. 10L.

ESB - Especial Beer Engine

Extra Special Bitter preparada exclusivamente pelo processo de priming (carbonatação natural no barril) seguindo os clássicos métodos de fabricação de uma Cask Ale, típico processo de fabricação e serviço de cervejas inglesas. Corpo médio com marcada presença de lúpulo inglês e maltes pale ale e caramelados. Servida através da Beer Engine, tradicional bomba inglesa que não utiliza o CO2 para extração direta do barril. 5,5%

Dubbel Maturada em Carvalho Americano

Tradicional estilo de abadia belga, mas maturada com carvalho americano de tosta média. Complexa do início ao fim. Presença marcante dos aromas da madeira (baunilhacom o caramelo dos maltes e sabores secundários de uvas passas e ameixa. 7,5% - 15L.

Barley Wine - 2 anos de maturação

Cerveja extrema de alta complexidade com muito lúpulo, caramelos do malte e intensos aromas e sabores. Feita 100% com malte pale ale 100% de lúpulo inglês (Fuggles), esta cerveja levou uma intensa carga de dry hopping (adição de lúpulo durante a maturação) e descansou por dois anos para atingir sabores e aromas complexos que só o tempo conseguem deixar. Alta graduação alcoólica: 14% - 15L.

Tradicional Bock maturada em barril de amburana

Um dos estilos mais clássicos da escola alemã recebe um toque especial de uma madeira brasileira. Com intensa cor acobreada, leve sabor caramelado e amargor equilibrado, tem um toque amadeirado que complementa os aromas e sabores. Ótimo drinkability. 6,6% - 10L.

Amber Balbinot

Estilo American Amber Ale com a receita ganhadora do concurso da Acerva Gaúcha 2012. O vencedor, Eduardo Balbinot, encontrou o perfeito equilíbrio entre maltes caramelados e os lúpulos americanos. Destaque para a intensa lupulagem com várias adições ao final da fervura, que garantem um ótimo aroma de lúpulo cítrico e floral (lúpulos Cascade e Willamette). 5,4%

Leif - Imperial IPA     
       
Estilo de IPA com carga intensa de malte e lúpulo. 108 IBUs (unidades de amargor - as cervejas industriais brasileiras possuem valores em torno de 8). Intenso aroma de lúpulo, intenso amargor e médio corpo. Final médio-seco na boca com sabor de lúpulo americano (columbus). 9,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui