sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CULTURA: Lançamento do Kombina – projeto itinerante de arte integrada





Será lançado no sábado, 13 de dezembro, a partir das 10h, no estacionamento do Parque Moinhos de Vento, o projeto itinerante de arte integrada Kombina. Idealizado pela escritora Christina Dias, a Kombi do Kombina será um centro de cultura integrada móvel, que percorrerá diferentes lugares de Porto Alegre e muitas cidades do Rio Grande do Sul, levando arte e cultura para todos. 

A partir de janeiro, a Kombi do Kombina rodará o interior e levará arte para todos os cantos do Estado. A cada mês um artista será homenageado e sua obra será objeto de exposição. A Kombi chegará em espaços públicos da capital e interior e mostrará reproduções dos trabalhos dos artistas, como uma galeria de arte ao ar livre. “A ideia do projeto é formar plateias relacionadas às artes visuais, já que nas minhas andanças pelo Estado pude perceber a presença de livros, de eventos literários, de teatro e de música, mas nada relacionado às artes visuais”, explica Christina. Além disso, uma série de atividades acontecerá durante as exposições. “Vamos promover oficinas nos espaços públicos, e todas as atividades da Kombi terão origem ou darão origem a textos literários em livros ou em outros suportes”, complementa a idealizadora do projeto Kombina.   

No lançamento do projeto, no dia 13 de dezembro, as atividades iniciam às 10h com a construção do cenário. Placas magnéticas em diferentes formas e cores serão oferecidas aos participantes para que ajudem a construir a Kombi, que será palco de outras atrações. Às 11h, as artistas Cristiane Cubas e Fernanda Poletto farão uma performance inspirada no livro O Quadro de Andréa, escrito por Christina Dias. A história apresentada no livro retrata a vida contida em cada imagem, os detalhes que são descobertos pelo expectador e passam a construir uma história além da imagem. Na esquete “O Quadro de Andrea”, uma grande moldura estará à disposição daqueles que gostariam de “fazer parte de um quadro” e assim uma história coletiva será construída. Logo depois, às 12h, os interessados poderão participar do circuito de mini oficinas.  

A programação de 2015 do Kombina será intensa. Em março, na semana de Porto Alegre, a Kombi do Kombina irá expor as obras de Lauro Castilhos que compõe o livro Crianças em Porto Alegre. O mês de abril terá a exposição de reproduções das obras de Clara Pechansky em Porto Alegre, Ivoti e Pelotas.  Em maio é a vez da exposição das obras de Vasco Prado na capital, em Picada Café e em Gramado. Leandro Selister será o artista homenageado em junho. A Kombi estará em Porto Alegre, Arroio dos Ratos e Morro Reuter.  

Na parte de trás da Kombi, haverá a Vitrine Kombina, que é um espaço dedicado ao trabalho que as escolas fazem com os alunos e que estejam relacionados à programação itinerante. Cada escola participante terá um tempo determinado para ver suas produções circulando pela cidade e interior. Poderão participar da Vitrine Kombina escolas municipais, estaduais e particulares que adotarem livros e artistas relacionados as atividades da Kombi. No evento de sábado, o pessoal da escola Projeto será responsável pela decoração da vitrine. 



O QUÊ: lançamento do Kombina - projeto itinerante de arte integrada (com performance de artistas, mini oficinas e montagem da Kombi).
QUANDO: sábado, 13 de dezembro, às 10h.
ONDE: no estacionamento do Parque Moinhos de Vento. 
QUANTO: entrada franca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui