sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

GASTRONOMIA: Restaurante Urucum celebra 10 anos com novo cardápio e outras novidades


Considerado um dos melhores restaurantes de Santa Catarina, situado em um dos mais belos cartões postais do litoral catarinense, o Urucum celebra a primeira década com cardápio renovado

O Restaurante Urucum celebra 10 anos como uma das referências gastronômicas da Praia do Rosa lançando novo cardápio assinado pelo Chef Rafael Miralha. O menu renovado agora em dezembro traz novidades como o Robalo ao molho de açaí, batata doce e queijo de cabra nativo, criação que evidencia a já consagrada mistura de sabores brasileiros que dão o tom nos pratos do Urucum. Outro exemplo é o Polvo Tropical, uma sugestão de entrada que traz o molusco acompanhado de grelhado de frutas, mix de pimentas e batata.

A nova carta de vinhos também impressiona. São mais de 150 rótulos escolhidos pelo próprio Chef em conjunto com o Armazém Conceição. Todos os vinhos provêm de pequenos produtores e vinícolas boutiques, garantindo padrão de excelência e exclusividade na seleção das garrafas. A carta de vinhos do Urucum é a mais completa do sul de Santa Catarina, privilegiando mais uma vez a versatilidade.

A casa conquista também com os olhos. Além de encantar o paladar, o Urucum presenteia os visitantes com uma das mais belas vistas da Praia do Rosa. A integração com a natureza é uma preocupação evidente em cada detalhe da casa e extrapola a magnífica vista. É percebido também na decoração do ambiente e até nos guardanapos, vindos de Alagoas e feitos de linho bordado em renascença manual e Caruaru; ou ainda nos pares de jogos americanos de renda de filé, produzidos artesanalmente por senhoras rendeiras da região nordestina.

O Urucum fica aberto o ano todo e está localizado junto a Pousada Solar Mirador. O horário de funcionamento da casa é a partir das 13 horas, sem fechar durante o dia. O restaurante ainda oferece facilidades como estacionamento com manobrista e reserva de mesas.



SOBRE O URUCUM

O Chef e proprietário Rafael Miralha oferece no seu Urucum os sabores das origens do Brasil. A culinária tipicamente brasileira e, principalmente, Capixaba traz criações originais do Chef que usa unicamente temperos, ingredientes e técnicas da cozinha nacional.

Reconhecido nacionalmente, com prêmios recebidos do Trip Advisor e recomendado há oito anos pelo Guia Quatro Rodas, o Urucum oferece muito mais do que uma boa cozinha de frutos do mar e carnes. É também uma representação ativa da miscigenação brasileira através da fusão gastronômica da cultura do índio, do negro e do português, presente de forma marcante no cardápio.

A gastronomia do Urucum é norteada pelo senso da alimentação saudável através da utilização de ingredientes de qualidade, do cultivo orgânico da horta, da utilização das autênticas panelas de barro – utilizadas em solo Capixaba por mais de 500 anos, hoje um símbolo da cultura popular daquela região – e na escolha da oferta genuína do que é produzido em solo brasileiro.  

Em tupi-guarani urucum significa vermelho e simboliza força e proteção. Desde a criação do restaurante, Rafael pretendia elevar o ato de comer ao equilíbrio físico, mental e emocional. Algo buscado através da ambientação da casa, música, performances de danças e a localização, com vista privilegiada para a baía do Rosa e lagoa do meio.

Crédito fotos: Cris Berger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui